As empresas, hoje em dia, valorizam muito mais os aspetos das “soft skils” do que as “hard skills”, embora estas últimas sejam fundamentais. Uma forma de vocês as poderem desenvolver é participar nos programas de voluntariado, onde participam em trabalho de equipa, coordenação, etc.
Por outro lado, no PEEM – Plano Estratégico Educativo Municipal convidamos também as escolas a desenvolverem também estas áreas, contribuindo para a formação das pessoas enquanto cidadãos através de valores e princípios, além do conhecimento.
(Resposta do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida)
Temos várias iniciativas. Podem sempre consultar o site cascais.pt aqui. – Programas de voluntariado (https://jovem.cascais.pt/, separador “Faz parte”) cujas candidaturas abrem dia 15 de abril. Este ano vai existir apenas um período de inscrições.
(Resposta do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida)
Trabalhei muitos anos no setor privado e, das pessoas que contratei, posso dizer-vos que as que falharam foi por falta de competências não académicas.
Sim, se o trabalho for considerado uma forma de realização.
As cidades mais humanas, mais tolerantes são as mais fortes e mais resilientes. Em Cascais temos 80% das nacionalidades do mundo, mas não há estrangeiros.
Temos evoluído para uma democracia mais participativa e colaborativa e a cidadania comporta isso tudo.
Esses valores são fundamentais para se criar uma sociedade mais coesa, mas também mais competitiva e mais solidária.
Temos estágios, atravês da Divisão de Empregabilidade, que podem ajudar a complementar a formação e facilitar a entrada no Mercado de Trabalho e que já apresentamos anteriormente.
(Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
(Pergunta efetuada por alunos da Escola Profissional Val do Rio)