Está aqui
Escola Básica e Secundária Ibn Mucana
-
19. Poderá ser implementada uma área de cidadania em período letivo que ajude os jovens a desenvolver competências na área política, por exemplo?
- A definição dos currículos não é uma competência da CMC, é exclusiva do Ministério da Educação.Cascais assinou um acordo de descentralização de competências com a Administração Central (Ver Carta Educativa) para poder definir 25% do currículo.Em Abril vamos aprovar o PEEM – Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) e a questão da definição do currículo está em cima da mesa tendo em vista o aproveitamento dos recursos locais.Não impomos nada a ninguém. Vai ser articulado com as escolas que vão optar pelas áreas que preferirem.Achamos que faz todo o sentido e, da nossa parte, estamos disponíveis para trabalhar sobre isso. A mim pessoalmente faz todo o sentido as escolas terem uma disciplina de cidadania.(Pergunta efetuada por alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana | Resposta do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida)
-
21. Porque é que não estão aqui presentes representantes do Ministério da Educação?
Porque não foram convidados.
Este é um projeto com uma lógica municipal. Esta é uma área em que há obrigações da CMC e do Estado, mas isto foi o que foi decidido por nós, podemos convidar em próximas edições. Se virão ou não… logo se verá.
(Pergunta efetuada por alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana) | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
-
41. Tendo conhecimento do Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) pergunto quais são so investimentos previsto a nível Educativo e espaços para os jovens para freguesia de Alcabideche?
- O Plano Estratégico Educativo Municipal é a nossa proposta. Ainda não está aprovado deverá ser ainda discutido em sede de Reunião de Câmara Municipal e Assembleia Municipal.Os investimentos estão previstos na Carta Educativa e serão decididos após aprovação na Assembleia Municipal.Posso, contudo referir que temos vindo a fazer alguns investimentos, nomeadamente a criação de salas de estudo nas Bibliotecas de Cascais e S. Domingos de Rana, estando prevista a criação de mais duas salas na freguesia de Parede-Carcavelos (uma na SMUP – Sociedade Musical União Paredense e outra em local a definir).Não tenho aqui toda a informação dos investimentos , mas posso dizer que a primeira prioridade será para a freguesia de S. Domingos de Rana que tem sido preterida nos últimos anos.Importa referir que, se tivermos uma boa mobilidade teremos acesso a tudo. A mobilidade está no centro de tudo e estamos a trabalhar nisso com a implementação da MobiCascais, criação de novas ciclovias, disponibilização de bicicletas partilhadas, mais carreiras e maior frequência de autocarros traduzindo-se no triplo dos quilómetros percorridos.(Pergunta efetuada por alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
-
42. Será possível a criação de uma Assembleia de Jovens como esta de carácter fixo?
Isso já está decidido. Esta é a terceira e voltaremos para o ano ou de acordo com a periodicidade que for definida.
(Pergunta efetuada por alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
-
A CMC podia proporcionar “job Shadowing” aos jovens…
- Temos um conjunto de iniciativas e para que possam estar mais informados e fazer novas sugestões como o DNA Match, a Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talentos irá distribuir informação sobre os nossos programas.A Nova SBE vem adicionar uma nova dinâmica que junta as academias do saber e do fazer (é o caso da Nestlé que virá para o espaço da LeGrand) para a criação de novos postos de trabalho para pessoas mais qualificadas.Foi importante para nós termos criado, há 10 anos, a Agência Municipal DNA e funcionarmos em rede, neste caso em parceria com o Centro de emprego e Formação Profissional para desenvolvermos novas soluções.Temos também projetos como o “5 Dias, 5 Profissões”, cujo objetivo é proporcionar aos jovens a possibilidade de acompanhar e experienciar profissões em diferentes áreas. Foi o caso de colegas vossos, que foram presidentes de Câmara por um dia e puderam ver como funcionam as reuniões de Camara Municipal, Assembleia Municipal e até acompanhar numa audiência com o Presidente da República.Escrevam-nos a dar conta do que está a faltar.(Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)Já temos. Basta inscrever-te no site https://www.cascais.pt/projeto/dois-mentoria-e-voluntariado(Resposta do Chefe da Divisão de Empregabilidade e Promoção Talento, Francisco Carreiro)(Pergunta efetuada por alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana)