CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

FAQ

Eliminar Filtros

Está aqui

Testes Roche - Exposição ao Coronavírus

26 questões
  • Como é que posso ver o meu cartão digital?
    • O cartão digital ficará disponível logo que a nova APP MobiCascais fique disponível, o que se prevê para muito breve.
      Se já obteve a validação do seu pedido (após o registo e sem custos associados) significa que já foi comprovada a sua morada pelo que já reúne condições para agendar o teste Roche.
      Por favor ligue para a Linha Cascais - 800 203 186. 
  • Quantos laboratórios fazem o teste?
    • 18 laboratórios Germano de Sousa e Joaquim Chaves em todo o concelho.
       
  • Afinal os testes não são gratuitos, pagamos... o cartão viver custa 7 euros.
    • Não vai pagar nada. O cartão físico custa 7 euros, mas, criámos um novo cartão digital que é gratuito e que lhe dá acesso para marcar o teste. Em breve, este cartão digital também vai servir para utilizar as carreiras municipais. Logo que comece a funcionar a nova APP Mobicascais que virá substituir a atual.
       
  • Até quando podemos marcar os testes /vão durar os testes?
    • Nas próximas 40 semanas Cascais vai testar toda a população.
      Estamos a apostar em garantir que os 214.000 residentes do concelho possam fazer o teste. A capacidade dos laboratórios é de 5.000 testes por semana.
  • Esse cartão não é só para os autocarros?
    • Era, mas com esta alteração vai ter mais usos e proporcionar mais benefícios aos munícipes do Concelho.
      Além do cartão físico, que agora é opcional, tem direito ao cartão digital que lhe garante sem custos associados o acesso às carreiras municipais e a outros serviços exclusivos para residentes, tais como o teste Roche.
  • Já paguei o cartão físico e não era preciso. Sinto-me enganado(a).
    • Lamentamos o transtorno. Sugerimos que faça uma exposição por email para o geral@mobicascais.pt e será avaliado.
       
  • Não consigo fazer chamada. A Linha não funciona.
    • Lamentamos o transtorno. Estamos a receber um número de chamadas muito acima do suportado. Pedimos desculpa pelas dificuldades técnicas. Estamos a resolver. Poderá tentar mais tarde, ou nos próximos dias. Informamos que o número de testes abrange toda a população residente no concelho pelo que ninguém ficará de fora.
  • Não consigo fazer o registo. Dá erro. Diz credenciais inválidas.
    • Temos uma equipa de suporte técnico a acompanhar. Se deu erro, envie-nos o seu email e NIF por mensagem privada para podermos ajudar.
       
  • Não recebo a mensagem de validação.
    • Por favor verifique a sua caixa SPAM ou mensagens não solicitadas.
       
  • No registo tenho de incluir o meu NIF Isso não é proibido pela Proteção de Dados?
    • O Número de Identificação Fiscal visa unicamente garantir que cada pessoa apenas se regista uma vez. Os dados recolhidos são autorizados especificamente para solicitar o Cartão Viver Cascais e as Bases de Dados são geridas pela CMC e cumprem legislação em vigor
       
  • O meu registo no Viver Cascais deu erro ou não obtive mail de confirmação. O que fazer?
    • Nessas circunstâncias, por favor verifique a sua caixa de spam ou envie um email para atendimento.municipal@cm-cascais.pt
       
  • O que devo fazer para marcar testes?
    • Se ainda não tem registo no Viver Cascais, é por aí que tem de começar. Vá a https://vivercascais.mobicascais.pt/ e faça o seu registo preenchendo os campos necessários.
      Depois receberá no seu email um pedido para confirmar o registo.
      Regressando a https://vivercascais.mobicascais.pt/, está na altura de provar que é residente no concelho de Cascais. Para isso clique em Novo Pedido na área de Serviços Gratuitidade Transportes e Teste para deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2.
      Preencha os dados solicitados, entregue o comprovativo de residência: fatura de água, luz, gás, telefone, documento que comprove o domicílio fiscal, documento comprovativo da composição do agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária, entre outros.
      Em qualquer caso com antiguidade não superior a 3 meses à data da sua apresentação. Ser-lhe-á enviado um email a confirmar, ou não, que  o seu pedido foi aprovado.
      A partir deste momento pode agendar o seu teste ligando para a linha cascais, 800 203 186, de segunda a sexta entre as 09h00 e as 18h00 ou aguardar que lhe proponham, por email, uma data para o seu teste.
      Se já fez registo no Viver Cascais e provou ser residente no concelho de Cascais, ou seja foi aprovado o pedido de gratuitidade nos transportes de Cascais, a única coisa que precisa de fazer é ligar para o 800 203 186.
       
  • Os testes pagam-se?
    • NÃO! O teste é gratuito.
  • Os testes são seguros?
    • Os testes foram desenvolvidos pela ROCHE, uma das maiores farmacêuticas multinacionais, com tecnologia de ponta. Uma garantia de qualidade.
      O Governo do Reino Unido encontra-se a negociar com a Roche a aquisição dos testes que Cascais já recebeu.
       
  • Porque é preciso fazer o pedido de serviço de "gratuitidade transportes e teste para deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2" para marcar o Teste Roche?
    • Aproveitámos o site que já existia e que já está testado.
      Desta forma é mais rápido inserir os dados que comprovam que é residente no concelho.
      As pessoas têm maior autonomia e os pedidos dão entrada mais rapidamente.
  • Porque é que me pedem emissão de cartão?
    • A emissão de cartão destina-se apenas aos cidadãos que precisem do passe de transportes públicos na AML.
      Para quem quer apenas fazer os testes basta proceder ao comprovativo de residente.
       
  • Porque não fazer o comprovativo de morada diretamente no laboratório, evitando a espera?
    • Essa metodologia não é viável porque o teste, um ato médico, é feito por marcação prévia.
      Acresce que, olhando para o volume de chamadas recebido nas primeiras horas, não poderia correr-se o risco de criar grandes ajuntamentos na proximidade das unidades clínicas.
      Por isso aproveitámos o site que já existia e que já está testado.
      Desta forma o munícipe terá, a partir da sua casa, maior autonomia e rapidez ao conseguir inserir os dados sem necessidade de recorrer ao telefone.
       
  • Posso marcar teste por email?
    • Sim, se já tiver comprovado que é residente no concelho em vivercascais.mobicascais.pt envie um email para atendimento.municipal@cm-cascais.pt
       
  • Quanto tempo demorará o processo de rastreio de toda a população?
    • Somos 214 mil membros da nossa comunidade.
      A um ritmo de 5000 testes por semana levaremos 42 semanas a testar toda a comunidade.
       
  • Quanto tempo demoro a receber os resultados do teste?
    • 24 horas. E será enviado por email.
       
  • Quantos testes podem fazer por semana?
    • A capacidade máxima instalada dos laboratórios é de 5 mil testes/semana.
       
  • Que documentos tenho de enviar?
    •  
      Comprovativo de morada a introduzir no processo de pedido do cartão. Solicite a Certidão de Domicílio Fiscal no portal das Finanças com os seguintes passos:
      Cidadãos > Serviços > Documentos > Certidões > Pedir Certidão > Domicilio Fiscal > Confirmar > Obter.
      Deve solicitar um documento por cada membro do agregado familiar.
      Se for titular de contratos de água, eletricidade, gás, telecomunicações ou televisão, pode submeter a fatura com validade inferior a 3 meses.
  • Quem é que vai ter acesso aos meus dados?
    • Ninguém. A partir do momento da marcação de teste, todos os resultados são anónimos e comunicados apenas e só ao utente.
       
  • Tenho de fazer um registo por cada membro do meu agregado familiar?
    • Não. Um registo é suficiente e dá acesso a submeter vários pedidos de cartão. Deve fazer um pedido de cartão por cada pessoa.
       
  • Tenho familiares idosos ou demasiado jovens para fazerem a marcação. Posso marcar por eles?
    • Sim. Se também já tiver comprovado a residência do seu agregado familiar, pode agendar todos os testes de uma única vez.
       
  • Trabalho em Cascais mas não vivo em Cascais. Posso ser testado(a)?
    • Não. Infelizmente nesta fase os testes destinam-se apenas a quem vive em Cascais e faça comprovativo de morada.
       
Menu

FAQ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0