Está aqui
Salesianos de Manique
-
10. Existem programas de estágios de curta-duração "uma semana de contacto com uma profissão", para alunos do secundário? É importante na busca e consolidação da vocação individual. Se existirem, aumentar a divulgação e ligação às Escolas.
- Existem sim. O que estará a falhar é a sistematização e a divulgação.Convido-vos a seguir os nossos canais.https://www.cascais.pt, especialmente o separador "O que fazemos" onde se encontra toda a informaçao sobre juventude, desporto, emprego, agenda Cascais...https://www.instagram.com/cascais_oficial/https://www.facebook.com/CMCascais/https://jovem.cascais.pt/https://www.facebook.com/CascaisJovem/https://www.instagram.com/cascaisjovem/https://www.instagram.com/cascais2018/https://www.facebook.com/emprego.cascais/(Pergunta efetuada por alunos dos Salesianos de Manique | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
-
3. A CMC deve / pode promover emprego sem influência na atribuição de subsídios ou bolsas cedidas pelo estado a jovens sem experiência profissional, estudantes, com maiores dificuldades em encontrar trabalho flexível com os seus horários?
- Já criámos programas como o DNA Match para aproximar os jovens / Formação do Mercado de Trabalho ou de empresas com taxas de sucesso elevadas, que se traduzem na permanência dos jovens nas empresas após os estágios.É uma questão de entrarem em contacto com a Cascais Jovem ou Unidade de Emprego da CMC, há várias ações de formação.Toda a informação sobre formação certificada e gratuita para a promoção da empregabilidade como oficinas, workshops e clubes que pretendem desenvolver nos munícipes competências instrumentais e sócio-emocionais relevantes para a sua empregabilidade, facilitadoras do processo de procura de emprego, criação de projetos e inserção no mercado de trabalho aqui.O vosso primeiro foco deve ser sempre estudar. Aproveitem a vida para participar em experiências.(Pergunta efetuada por alunos dos Salesianos de Manique | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
-
45. Tendo como exemplo a abertura do pólo da Universidade Nova em Carcavelos, será possível criar condições para outras universidades seguirem o exemplo e abrirem pólos em Cascais?
A estratégia passa por garantir que outras universidades escolham Cascais como destino para trazerem os seus alunos para cá.
Toda essa estratégia passa pela questão da atratividade.
Está prevista a construção da primeira escola privada de medicina em Portugal, uma parceria com a Universidade Católica e o Grupo Luz Saúde que ocupará os espaços do antigo hospital e do antigo edifício da Águas de Cascais.
Recentemente tivemos a abertura da Cascais School of Arts and Design, que irá reinventar um conceito de arte e revolucionar todo o espaço urbano do Monte Estoril, implicando a requalificação do antigo Edificio Cruzeiro. Esse espaço mais abrangente é a Vila das Artes, e liga-se ao TEC e ao Conservatório de Música de Cascais.
Devo ainda acrescentar que já estão em Cascais dois pólos de Ensino Superior líderes nos seus sectores e que são procuradas por jovens de todo o país, devido ao seu ensino de excelência - Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.(Pergunta efetuada por alunos dos Salesianos de Manique | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)
-
8. Não seria possível a realização de eventos a um nível concelhio, tendo como exemplo a Futurália, enquanto espaço de esclarecimento, nomeadamente na informação sobre ofertas formativas disponíveis, tendo igualmente uma componente com objetivos práticos?
- Falem até que a voz vos doa. Há essa possibilidade. Agora é vermos qual o melhor momento e formato para promover um evento dessa natureza.Podemos ver isso convosco e com o departamento de Educação na CMC. Estou certo que a Andreia é voluntária para nos ajudar a concretizar a proposta.A informação está disponível em cascais.pt e cascaisjovem.pt, podes também passar pelo FB do presidente…Em 2017, foi dinamizada pela AEECC, com o apoio da CMC, a ExpoCascais que, de certa forma respondia a esta necessidade.Esta iniciativa já existe em Cascais e é dinamizada pela DNA. Em 2018 está prevista uma nova edição. A partir de maio a DNA terá informação mais completa.(Pergunta efetuada por alunos dos Salesianos de Manique | Resposta do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras)