CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

FAQ

Eliminar Filtros

Está aqui

Cartão de estudante - Viver Cascais

16 questões
  • Com 20 anos e a terminar o ensino secundário, o aluno tem acesso às funcionalidades de mobilidade?
    • Até o aluno fazer 19 anos, o cartão permite acesso gratuito à rede de transportes públicos coletivos dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.
      A partir dos 19 anos, para obter a gratuitidade, tem de comprovar que frequenta um estabelecimento do ensino secundário.

  • Como pedir uma 2ª via do cartão de estudante (em caso de perda ou dano)?
    • O pedido de 2ª via deve ser feito nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas e tem um custo de 7,00€.
      Depois do pedido feito o encarregado de educação recebe um email com os dados de pagamento.
      Após o pagamento, o cartão é impresso e entregue nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas.

  • É possível utilizar o Navegante Municipal ou Metropolitano com este cartão?
    • Sim.
      Deve ativar a funcionalidade de mobilidade para ter o navegante municipal ou metropolitano.
      Pode ser feito numa das Lojas Cascais ou num espaço navegante ou loja ou espaço cliente de qualquer um dos operadores de transporte.
      Tem de levar o cartão para que possa ser ativado.

  • Efetuei um pedido de cartão recentemente pois ainda não sabia deste novo cartão de estudante. O cartão não foi emitido, mas efetuei o pagamento. O que devo fazer?
    • Caso optem por usar o cartão de estudante para mobilidade, devem solicitar reembolso do valor que pagaram pelo pedido de passe, para o e-mail geral@parc.pt, enviando o IBAN e a fatura.

  • Já foi pedido o cartão Viver Cascais para a utilização dos autocarros. É possível usar os dois?
    • Apenas é possível usar um dos cartões com a funcionalidade de mobilidade.
      O encarregado de educação deve dirigir-se a um local de carregamento e optar por um dos dois cartões. Deverá destruir o cartão que ficou inválido.

  • O acesso aos autocarros é automático ou é necessário fazer alguma coisa?
    • O acesso não é automático,  deve ativar a funcionalidade de mobilidade para ter ao navegante municipal ou metropolitano.
      Para isso o encarregado de educação deve pedir a ativação em um dos seguintes locais:
      - Uma das Lojas Cascais (ver locais e horários aqui)
      - Um espaço navegante
      - Uma loja ou espaço cliente de qualquer um dos operadores de transporte.

      Para o cartão ser ativado é necessário que o encarregado de educação tenha o cartão consigo.

  • O aluno que tem um cartão Estudante e muda de escola, precisa fazer outro cartão de estudante?
    • Com a mudança de escola, o aluno tem direito a um novo cartão, sem custos.
       

  • O cartão de estudante tem validade?
    • O cartão tem validade de 5 anos, após emissão. A validade da mobilidade é até expirar o cartão ou até o aluno completar os 19 anos.
      Enquanto estudar nas escolas da rede publicas do concelho, todos os alunos têm direito a este cartão.

  • O que acontece aos cartões antigos?
    • O antigo cartão de estudante vai deixar gradualmente de funcionar.
      Quanto ao cartão Viver Cascais anterior, o encarregado de educação deve optar em qual dos cartões quer ativar a funcionalidade de mobilidade.
      Se optar por ativar a funcionalidade de mobilidade no novo cartão de estudante - Viver Cascais, o anterior deixa de funcionar.
      Se optar por manter os dois cartões, o cartão de estudante - Viver Cascais mantem as funcionalidade de cartão de estudante e o cartão Viver Cascais mantem a funcionalidade de mobilidade.

  • O que fazer em caso de não conseguir criar a autenticação na App MobiCascais?
    • Deve fazer recuperação de palavra-passe.
      Recebe um email com as instruções. O email associado é o registado no Portal das Matrículas e/ou Inovar.
      Em caso de dúvida ligue para a Linha Cascais para obter mais ajuda 800 203 186.

  • Onde é possível ter mais informações sobre as funcionalidade de mobilidade no cartão de estudante??
    • Em caso de dúvidas relativamente às funcionalidades MobiCascais: 800 203 186 ou  atendimento.municipal@cm-cascais.pt.
      Em caso de dúvidas relativamente às funcionalidades navegante: 218 120 020 (dias úteis: 09h00-13h00 e 14h00-18h00) ou apoio ao passageiro.

  • Quais são os percursos e quais os horários dos autocarros?
    • Toda a informação de horários e percursos dos autocarros está na aplicação MobiCascais e no site mobi.cascais.pt

  • Qual é o custo de cada um dos cartões?
    • O cartão de estudante - Viver Cascais é gratuito e é feito pelos agrupamentos escolares.
      Apenas se for pedido uma 2ª via (em caso de dano ou perda) é preciso pagar 7,00€

  • Quando e como são entregues os novos cartões Estudante?
    • Todos os cartões são entregues no início do ano letivo.
      Alguns agrupamentos escolares já o fizeram.
      Os encarregados de educação devem aguardar pela informação dos agrupamentos escolares.

  • Se o aluno for estudar para outro concelho, precisa de fazer outro passe?
    • Não, este cartão continua válido até expirar. Apenas deixa de ter as funcionalidades associadas à escola.

  • Um aluno que entra no 1.º ciclo também recebe cartão?
    • Numa primeira fase, a prioridade é garantir que todos os alunos a partir do 5.º ano das escolas da rede pública de Cascais têm acesso ao cartão e respetivas funcionalidades.

Menu

FAQ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0