Está aqui
Educação
-
O que é a Escola Criativa
- A Câmara Municipal de Cascais, através do Departamento de Educação, tem vindo a desenvolver o projeto Escola Criativa desde o ano letivo 2000/2001.É um projeto de ação-formação dirigido a Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo do Ensino Básico e Animadores Socioculturais. O participante é o elemento-chave do processo de Inovação pedagógica. A recetividade à Mudança está subjacente a toda a intervenção que tem como contexto fundamental a Arte. O compromisso de participação no projeto é de 4 anos e envolve grupos de 15 a 20 elementos. Tem como finalidade contribuir para a construção de uma escola criativa, capaz de potencializar os seus recursos, espaços, materiais e intervenientes; e de inovar as suas práticas e conteúdos.O projeto privilegia uma abordagem integrada e significativa das diferentes áreas de intervenção (dança, matemática, filosofia, língua portuguesa plástica, planificação e avaliação…) que são desenvolvidas à medida das necessidades e operacionalizadas através de um conjunto diversificado de atividades (Workshops, Ateliers, Debates, Espetáculos).As atividades são desenvolvidas em dois espaços distintos – Centro Cultural de Cascais e espaço escola, embora sejam potencializados outros espaços da comunidade. As atividades são específicas para o grupo de participantes, para os participantes com o seu grupo de alunos ou ainda para os participantes e comunidade educativa. Nas diferentes atividades é pedido ao participante para desempenhar diferentes papéis, desde protagonista da ação a observador participante.
-
O que é o Curso Profissional -Técnico de Apoio à Infância?
- A componente técnica de formação do curso está organizada por áreas disciplinares, numa abordagem integrada e significativa. Cada área disciplinar tem objetivos específicos sempre interligados entre si. A área disciplinar – Técnicas Pedagógicas e Intervenção Educativa, é considerada o eixo estruturante de todo o desenvolvimento da componente técnica da formação; a intervenção integra de forma direta a área disciplinar que diz respeito às Expressões Integradas. (Expressão Plástica e Expressão Musical, Dramática e Corporal). A parceria estabelecida envolve também o acompanhamento da Formação em Contexto de Trabalho e a avaliação da Prova de Aptidão Profissional.
-
O que é o Ensino Articulado?
O Ensino Articulado é o ensino que conjuga as componentes de ensino artístico (Dança, Música, Canto Gregoriano) com as restantes componentes do ensino regular.
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Alunos que ingressam no 5.º ano de escolaridade.CERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
2ºciclo do ensino básico
3º Ciclo do ensino básico/diploma de conclusão do Curso Básico de Dança, de Música ou de Canto Gregoriano
-
O que é o Serviço Cultural e Educativo?
- As atividades têm um carácter ocasional ou de continuidade.Atividades Ocasionais - atividades com maior preponderância no programa - o participante tem a oportunidade de vivenciar dinâmicas diversificadas, contextualizadas e adequadas à sua realização; através de diferentes formas de participação e de relação num espaço e tempo especifico numa dinâmica que se pretende Afetiva, Integradora e Significativa.Ateliers | Percursos Lúdicos | Espetáculos e Animações | Exposições• Espaço Reflexão e Formação – Debates, (Com)Vivências, Workshops, Percursos lúdicos, Ateliers, Cursos | Para os Pais… Um espaço de partilha - Ateliers, Percursos Lúdicos, Espaços de Reflexão e DiscussãoAtividades de Continuidade -o participante integra uma atividade com intencionalidades distintas num compromisso individual de presença continuada. Tem a possibilidade de aprofundar e desenvolver competências específicas numa dinâmica que se pretende Afetiva, Integrada e Significativa. • Ateliers • Espaço Reflexão e Formação – Ateliers, Cursos
-
O que é um CEF T2?
Um CEF T2 é um Curso de Educação e Formação de Tipo 2 (Percurso com a duração de 2 anos)
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Idade igual ou superior a 15 anos
6º ano de escolaridade, 7º ou frequência do 8º anoCERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
3º ciclo do ensino básico/Nível 2 de qualificação do Q.N.Q.
-
O que é um CEF T3
Um CEF T3 é um Curso de Educação e Formação de Tipo 3 (Percurso com a duração de 1 ano)
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Idade igual ou superior a 15 anos
8º ano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 9º ano de escolaridadeCERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
3º ciclo do ensino básico/Nível 2 de qualificação do Q.N.Q.
-
O que é um PCA?
O PCA é um Percurso Curricular Alternativo (Percursos com duração variável)
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Existência de grupos específicos de alunos até aos 15 anos de idade, inclusive, que se apresentem nas circunstâncias particulares descritas no Despacho Normativo n.º 1/2006 de 06 de Janeiro.CERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
Certificado comprovativo, do qual constarão as disciplinas e áreas curriculares frequentadas;
3º ciclo do ensino básico
-
O que é um PIEF?
O PIEF é um Programa Integrado de Educação e Formação
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Existência de menores, com 15 anos ou mais, em situação de exploração de trabalho infantil ou, com 16 anos ou mais, com contrato de trabalho celebrado.CERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
2ºciclo do ensino básico;
3º Ciclo do ensino básico
-
O que oferece a Rede de Ludotecas de Cascais?
- Espaços e companheiros de jogo;Empréstimo de jogos e livros;Oferta de atividades, projetos e ateliers diversos;Espaços de áudio, vídeo e informática;Programas específicos para férias;Encontros das Ludotecas da Rede: gincanas, torneios desportivos, passeios, danças, música e percussão, etc.;Ações Lúdicas na comunidade;Workshops para Pais, Educadores, e Adultos interessados na promoção do desenvolvimento da criança e do jovem pela atividade lúdica;Colaboração com Escolas e Jardins de Infância e outras instituições;Aconselhamento sobre jogos e brinquedos;Seminário anual da Rede de Ludotecas.
-
O que são Art. Esp.?
Art. Esp. são cursos de ensino artístico especializado orientados para o desenvolvimento de aptidões ou talentos artísticos.
CONDIÇÕES DE ACESSO:
9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;CERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
Diploma de a conclusão do nível secundário de educação/Nível 4 de qualificação do Q.N.Q
-
O que são Cursos científico-humanísticos?
Os Cursos científico-humanísticos correspondem a diferentes domínios do conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior.
CONDIÇÕES DE ACESSO:
9.º ano de escolaridade ou formação equivalenteCERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
Ensino secundário
-
O que são Escolas de Referência para Alunos Cegos e com Baixa Visão?
- São consideradas Escolas de Referência para Alunos Cegos e com Baixa Visão, aquelas que concentram meios humanos e materiais que possam oferecer uma resposta educativa de qualidade a alunos cegos e com baixa visão, nomeadamente:Assegurar a observação e avaliação visual e funcional;Assegurar o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação;Assegurar a utilização de meios informáticos específicos (linhas Braille, impressoras Braille, etc);Assegurar o treino visual específico;Orientar os alunos nas disciplinas em que as limitações visuais ocasionem dificuldades particulares (educação visual, educação física, etc);Assegurar o acompanhamento psicológico e a orientação vocacional.
-
O que são Prof.?
Os Prof. são cursos profissionais (Percurso com a duração de 3 anos)
CONDIÇÕES DE ACESSO:
9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;CERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
Ensino secundário/Nível 4 de qualificação do Q. N. Q.
-
O que são Unidades de Apoio Especializado?
As Unidades de Apoio Especializado são unidades que concentram meios humanos e materiais de modo a oferecer uma resposta educativa de qualidade a alunos com Multideficiência e Surdo Cegueira e tem como objetivos:
Promover a participação dos alunos com multideficiência e surdo cegueira nas atividades curriculares;
Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares tendo em vista o desenvolvimento e a integração social e escolar dos alunos;
Proceder às adequações curriculares necessárias;
Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia, da orientação e mobilidade;
Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.
-
O que são Unidades de Ensino Estruturado?
Unidades de Ensino Estruturado são nidades que concentram meios humanos e materiais de modo oferecer uma resposta educativa de qualidade a alunos com perturbações do Espetro do Autismo e têm como objetivos:
Promover a participação dos alunos com perturbações do espetro do autismo nas atividades curriculares;
Implementar e desenvolver um modelo de ensino estruturado, assente num conjunto de princípios e estratégias que promovam a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das atividades;
Aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
Proceder às adequações curriculares necessárias;
Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.
-
Para quem e como aceder?
- A ludoteca é um espaço aberto à comunidade, de acesso livre que permite usufruir livremente dos espaços de jogo e das diferentes atividades existentes para:Um público individual através do preenchimento de uma ficha de inscrição e emissão de um cartão de sócioUm público institucional (Jardins de Infância, Escolas de Ensino Público e Privado e Instituições sem fins lucrativos) através de marcação prévia telefónica ou presencial
-
VOC - Curso Vocacional
Os VOC são cursos vocacionais (Duração variável adaptada ao perfil de conhecimentos do conjunto de alunos que se reúne em cada curso)
CONDIÇÕES DE ACESSO:
Idade igual ou superior a 13 anos;
Duas retenções no mesmo ciclo ou três retenções em ciclos diferentes.CERTIFICAÇÃO ESCOLAR/PROFISSIONAL/VOCACIONAL
9º ano de escolaridade