CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vinho de Carcavelos

O passado

O Vinho de Carcavelos, vinho licoroso de tradicional produção nesta região, destaca-se por ser um produto vinícola de excelência.

O clima mediterrânico temperado, sem grandes oscilações de temperatura devido à proximidade do mar, permite que Carcavelos produza este vinho licoroso de qualidade e tradição, com direito a menção específica de "Vinho Generoso".

De renome internacional e de tradição secular, a antiguidade deste precioso néctar encontra-se comprovada num Alvará de 1772, depositado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que protegia a viticultura de Carcavelos, e a sua qualidade é reconhecida e confirmada pela Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908.

A produção deste vinho foi durante séculos a atividade económica mais importante na Freguesia de Carcavelos, cuja fama perde-se no tempo. O Marquês de Pombal, que o produzia na sua quinta de Oeiras apreciava-o de tal maneira que D. José I presenteou a corte de Pequim, em 1752, com este nectar.

Embora as tecnologias aplicadas tenham mudado com os tempos, a essência deste vinho ter-se-á mantido imaculada até aos dias de hoje, com a sua produção dentro do território dos municípios de Cascais e de Oeiras, naquela que é a mais pequena região vinícola de Portugal.

Este néctar além de ser servido como aperitivo ou a acompanhar um "docinho”, pode ainda ser incluído em algumas receitas, das sobremesas às carnes, demonstrando assim a sua versatilidade e sabor único.

O “Carcavelos” é constituído pelas seguintes castas: Arinto, Galego Dourado e Ratinho, e apresenta uma cor de mel. É fortificado em grande parte com a famosa aguardente da Lourinhã. Evidencia altíssimos padrões de qualidade, e integra com o “Porto”, o “Madeira” e o “Moscatel de Setúbal”, o restrito grupo dos vinhos generosos portugueses.

Este vinho licoroso, delicado, aveludado, apresenta um certo aroma amendoado, adquirindo um perfume acentuado e característico com o envelhecimento, sendo por isso obrigatório um estágio mínimo de dois anos em vasilhame de madeira e de seis meses em garrafa, a contar da data da sua elaboração.

O presente

Sobre a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar - Esta vinha, com cerca de 2,7 hectares, pretende melhorar o potencial enológico do Vinho de Carcavelos, um vinho único e muito apreciado, que tem vindo a cair no esquecimento devido à falta de produção. Aqui, o modo de produção é biológico e regenerativo. A vinha é gerida tendo em conta os ciclos naturais do ecossistema, no sentido de recuperar a fertilidade do solo, aumentar a biodiversidade e a saúde da vinha. A primeira vindima foi em 2021 e desde então tem-se assistido ao crescimento anual na produção das diversas castas de uva. Entre 2021 e 2023, as vindimas renderam mais de 20 toneladas e, atualmente, existem mais de 16 mil litros de vinho em barrica.

Desde a aquisição do Mosteiro de Santa Maria do Mar pela autarquia cascalense, em 2017, este é o quarto ano em que é feita a vindima no local. Em 2023, a vindima rendeu quase 9 mil garrafas do Vinho de Carcavelos e contou com a presença de 100 voluntários. Anualmente, a quantidade de uva tem vindo a crescer, o que torna a produção deste vinho mais rentável e sustentável.

Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e ColaresConfraria
Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares

A Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares pretende a valorização, e proteção, das suas regiões vitivinícolas difundindo atividades enogastronómicas e, através do enoturismo, conseguir a promoção destes territórios sustentando-se nos seus valores patrimoniais, sejam eles vinícolas, paisagísticos ou arquitectónicos.

De acordo com a Carta Europeia do Enoturismo, pretendemos seguir os princípios do desenvolvimento sustentável, reforçando as interações positivas entre a atividade enoturistica e os outros setores económicos do território, numa valorização global da perspetiva patrimonialista. Desta forma, outros sectores económicos e a própria população são mais-valias a considerar na estratégia a desenvolver.

Esta Rota consegue apresentar, em três reduzidas áreas demarcadas (Bucelas, Carcavelos e Colares), uma variedade de vinhos que vão dos tintos de Colares envelhecidos em madeira, aos brancos frutados ou aos espumantes de Bucelas e ao ambivalente vinho generoso de Carcavelos que tanto pode ser bebido como aperitivo ou como digestivo.

Estas três regiões, com qualidades e tipicidades reconhecidas pelo Decreto n.º1 de 10 Maio de 1907 para Carcavelos e Colares, para além do consumo interno, produzem vinhos históricos com um passado multisecular nas exportações portuguesas, nomeadamente para Inglaterra, colónias inglesas na América do Norte, Estados Unidos da América, Brasil e outros menores mercados. Se as circunstâncias fizeram baixar a quantidade produzida a qualidade está garantida, sustentada na ciência, na tecnologia e na pureza dos vinhos genuínos.

Saiba mais aqui.

Confraria

No dia 28 de Novembro de 2009, viriam a entronizar-se os primeiros Confrades, denominados Confrades Fundadores, numa cerimónia realizada em Oeiras, sendo a confraria constituída a 15 de Abril de 2009, de modo a garantir a preservação, produção e divulgação nos mercados nacional e internacional, deste vinho. A criação desta confraria partiu de uma iniciativa do Município de Oeiras, à qual Cascais se associou, numa união de esforços em torno de um objetivo comum: a recuperação de um produto vinícola nobre e raro, salvando-o da quase extinção a que durante anos ficou votado.

Este vinho generoso é produzido apenas na Região Demarcada de Carcavelos . São considerados na categoria dos vinhos VLQPRD (Vinhos licorosos de qualidade produzidos em regiões determinadas) com denominação de origem controlada "DOC". Também chamados vinhos generosos, os vinhos licorosos tradicionalmente produzidos nas Regiões Demarcadas do Douro, Carcavelos, Moscatel de Setúbal e Madeira, são respetivamente: Vinho do Porto; Vinho de Carcavelos; Vinho Moscatel de Setúbal e Vinho da Madeira.

Saiba mais aqui.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0