Está aqui
Cascais, Cidade Gastronómica
A cultura e a criatividade são princípios prioritários para o Município de Cascais, enquadrando-se num dos eixos mais significativos da sua governação estratégica de atuação.
Portugal é hoje um destino turístico de excelência e Cascais tem a sua quota-parte de responsabilidade neste sucesso global. A nossa Gastronomia é um ativo fundamental e uma das razões mais fortes para esta conquista.
A gastronomia é há muito um pilar da política de coesão social e desenvolvimento económico de Cascais e, sendo uma das suas principais prioridades, está perfeitamente alinhada com um dos seus principais eixos estratégicos de atuação - Cascais está ativamente empenhada em reunir todos os stakeholders relevantes que ter uma palavra a dizer na discussão, evolução e promoção da Gastronomia na nossa região.
Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais
A estratégica gastronómica no território de Cascais tem o seu desenvolvimento e implementação, orientada pelos seguintes eixos:
> Fortalecer a reciprocidade urbano-rural e proteger a cultura alimentar local visando a promoção dos recursos locais, como peças para o desenvolvimento urbano sustentável;
> Desenvolver programas educacionais relacionados com a alimentação saudável, o património gastronómico nacional e a promoção da Dieta Mediterrânica enquanto Património Imaterial da UNESCO;
> Fazer de Cascais um Centro de multiculturalidade e criatividade gastronómica, através da partilha de experiências, pesquisa e co-produção. Prosseguir a cooperação já consolidada com as cidades geminadas, em particular do continente africano, nomeadamente na área da investigação dos recursos marítimos e produtos endógenos no domínio da gastronomia;
> Fomentar a economia criativa local e inclusiva, impulsionada pelo sector gastronómico, através do envolvimento da população e dinamização do setor da restauração, organizando eventos gastronômicos intermunicipais e projetos inclusivos locais;
> Incentivar e Promover a Inovação nas Artes Culinárias, no desenvolvimento gastronómico e na pesquisa colaborativa ao nível do património gastronómico;
> Desenvolver iniciativas de divulgação e promoção do património gastronómico de Cascais e da cozinha portuguesa.
A gastronomia de Cascais reúne a diversidade do território e das pessoas, onde se destacam a população fixada desde há séculos e os grupos migratórios oriundos de outras regiões do país ou de outros países.
Pescadores provenientes do Algarve e da Beira Litoral, pedreiros e agricultores das Beiras, do Alentejo e de Trás-os Montes e também a Corte Portuguesa no final do século XIX e várias Casas Reais Europeias, durante a II Guerra Mundial. São estas pessoas que que contribuíram com os seus saberes para fazer de Cascais, uma terra de Reis e Pescadores e também de Saloios, à mesa.
Entre os pratos mais tradicionais, que privilegiam os produtos locais, destacam-se as sopas e caldos, os peixes e mariscos, os pratos de carne com predominância dos pratos de capoeira e caça e os doces, bolos e bolinhos, de origem conventual e popular.
Comer em Cascais pode traduzir-se numa experiência de viagem pelo seu território, história e património, do litoral ao interior, onde os sabores da serra e do mar caracterizam a sua gastronomia e onde se perpetuam as tradições, os sabores e cheiros da terra.