Está aqui
Oradores | I Jornadas Portuguesas de Gastronomia
CONFERENCISTAS
Cristiana Lucas Silva
Formada em Estudos Clássicos (2008) e doutorada em História (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora auxiliar convidada da Universidade Aberta, no âmbito do programa de Doutoramento em Estudos Globais. É investigadora integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e investigadora no Centro de História da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde desempenha a função de assessora da Direção. Tem participado em inúmeros projetos nas áreas da História e Cultura portuguesas, organização de encontros científicos e coordenação executiva de ciclos de seminários. Desempenha ainda as funções de assessora da Coordenação do programa de doutoramento em Estudos Globais (Universidade Aberta) e Editora-Chefe da revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes.
José Eduardo Franco
Doutor em “História e Civilizações” pela EHESS de Paris e em Cultura pela Universidade de Aveiro, mestre em História Moderna pela FLUL e mestre em Ciências da Educação pela FPCE da mesma Universidade. É Historiador e Investigador-Coordenador com equiparação a Professor Catedrático da Universidade Aberta, Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, titular da Cátedra UNESCO de Estudos Globais/CIPSH e membro da Academia Portuguesa da História. Professor-Visitador da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas e da Universidade Federal de Sergipe. Coordena o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Dirige a Coleção Editorial História Globais em curso na Cátedra UNESCO/CIPSH de Estudos Globais e CEG da Universidade Aberta. Dos vários prémios e distinções, destacam-se a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português; e, em 2024, a Medalha Dom Pedro IV – Pai da Pátria, no Grau Cavaleiresco de Comendador, pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Ciencia Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/8712-5B36-6B35
Fortunato da Câmara
Crítico gastronómico do Expresso desde 2015. Colaborou com os jornais Público e o Sol, como jornalista de gastronomia desde 2006. Frequentou a ESHTE. Diplomado em «Goût, Gastronomie, et Arts de la Table», pela Universidade de Reims em Champagne em parceria com Le Cordon Bleu de Paris. Das suas publicações, destacam-se Os Mistérios do Abade de Priscos (2013) premiado pela Academia Portuguesa de Gastronomia; Manual para se tornar um verdadeiro gourmet (2015), Viver Portugal Com o Mediterrâneo à Mesa (2015), e T.O.P. – Tesouros de Origem Portuguesa (2017) premiados pelos Gourmand World Cookbooks Awards; e A Vida e as Receitas Inéditas do Abade de Priscos, prémio Littérature Gastronomique da Académie Internationale de la Gastronomie. Conselheiro gastronómico da Parques de Sintra Monte da Lua em 2018 na programação “Somos o Que Comemos”, 1º prémio em “Turismo e Património” dos ECTN, Prémios Europeus de Turismo Cultural. Palestrante e formador na área da gastronomia e da educação do gosto.
João Pedro Gomes
Doutor em “Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades” pela Universidade de Coimbra, é autor da obra "Doçaria Portuguesa. Das origens ao século XVIII", publicada pela editora Booksfactory, resultado da sua investigação de doutoramento. É licenciado em Arqueologia e mestre em História da Arte pela mesma instituição. Atualmente é docente na Licenciatura de Gastronomia, da Escola Superior de Educação de Coimbra e formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. É Investigador Integrado do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, através do qual está associado à rede de investigação transnacional “DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia”, onde tem desenvolvido estudos sobre literatura culinária/gastronómica, práticas sociais e culturais em contexto alimentar e cultura material associada à mesa e cozinha, com especial foco na história da doçaria portuguesa.
Raquel Moreira
Antropóloga, pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorada pela Universidade de Sevilha, é Professora na ESHTE e Investigadora no CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST (Centro em Rede de Investigação em Antropologia - Universidade Nova de Lisboa – FCSH / Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território). Tem desenvolvido os seus trabalhos académicos e de investigação no domínio da antropologia da alimentação, da gastronomia, e das suas fronteiras com a história, o turismo e a arte. Esteve na origem da criação e implementação da licenciatura em Produção Alimentar em Restauração, na qual leciona desde 1996, e foi sua coordenadora entre 1998 e 2005. Foi representante da ESHTE na Comissão Nacional de Gastronomia (2002-2006). É autora de Queijadas de Sintra: história de um doce regional (1999) e coautora de Receitas de Reis e Pescadores. Memória e Património Gastronómico do Concelho de Cascais (2017), entre outras publicações.
Ana Monteiro
Nasceu em Lisboa e tem 62 anos. Licenciou-se em Economia, na vertente de Economia Internacional, no ISEG. Bancária desde 1984 na Caixa Geral de Depósitos, instituição onde terminou a sua carreira em 2021, como Coordenadora na Direção de Comunicação e Marca, onde era responsável pela área de Património Histórico e Mediatecas do Espaço Lusófono.
Coautora de 3 livros editados pela CGD, um sobre Timor, outro sobre São Tomé e Príncipe e o último sobre Cabo Verde.
Foi Presidente de um pequeno clube de bairro, em Odivelas, durante 8 anos.
É Conselheira do Conselho de Condecorações da Câmara Municipal de Odivelas desde 2010.
É, desde 2010, a Prioresa da Confraria da Marmelada Branca de Odivelas. Atualmente exerce o cargo de Relações Públicas na Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em Lisboa.
Ana Soeiro
Engenheira Agrónoma. Foi membro do Comité Europeu das IGs e desenvolveu o sistema de identificação e qualificação dos produtos tradicionais portugueses. Fez missões sobre IGs em mais de 30 países, a pedido da Comissão Europeia e da OMPI. Atualmente, faz consultoria internacional e formação nas áreas da valorização dos produtos locais e dos sistemas de qualificação. Coordena o Curso Europeu sobre IGs. Diretora Executiva da Associação QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, Vice-Presidente para a Europa do oriGIn Mundo e membro da Direção do oriGIn Europa. Responsável pela organização de 45 Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais e dos Concursos Ovo d’Ouro e Clara de Prata e de Concursos de Doçaria Conventual. Autora de publicações nacionais e internacionais sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação e responsável pela app PTPT Produtos Tradicionais (www.ptpt.pt). Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho em prol dos Produtos Tradicionais Portugueses.
Dina Sousa
Chefe Divisão das Bibliotecas e Arquivo Histórico na Câmara Municipal de Coimbra. Licenciada pela Universidade de Coimbra em História, em Ciências Documentais e Mestre em Políticas Culturais Autárquicas, com a Dissertação, A Doçaria Conventual de Coimbra - O Segredo das Madres Conserveiras. Contributo para o seu estudo (Séculos XVIII – XIX). Tem desenvolvido investigação na área da História da Alimentação, com publicações distinguidas com prémios, nomeadamente: A Doçaria Conventual de Coimbra - O Segredo das Madres Conserveiras. Contributo para o seu estudo (Séculos XVIII – XIX), Colares Editora, 2011. A Arte Doceira de Coimbra. Conventos e tradição. Receituários (séculos XVIII a XX), Colares Editora, 2013. (Prémio Best Culinary History Book Gourmand World Cookbook). Sabores da Mesa na Obra de Miguel Torga, Colares Editora, 2017 (Prémio Food Writing 2019 Gourmand World Cookbook). “Comer e curar no convento de Santana de Coimbra (1859 a 1871)”, in Mesa dos Sentidos & Sentidos da Mesa: Vol. I, Imprensa da Universidade, 2021. É membro do projeto DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia, da FLUC.
Rui Mota
Chef e professor nas áreas de food design, psicofisiologia e gastrofísica, gastronomia molecular, mixologia e inovação alimentar. Leciona na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), na Escola de Hotelaria e Turismo de Estoril (EHTE) e na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), onde desenvolve conteúdos focados em cozinha criativa, pastelaria funcional, dietas alternativas e gastronomia sustentável. Atua também na engenharia de menus, desenvolvimento de produtos gastronómicos e formação especializada. Em 2023, foi distinguido pelo Prémio do Gerador pelo seu contributo na área da gastronomia. A sua abordagem une ciência e gastronomia, promovendo a valorização da identidade culinária portuguesa através de técnicas contemporâneas e sustentáveis.