Está aqui
Comissão Científica | I Jornadas Portuguesas de Gastronomia
António Melo
Doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro, Iniciou a sua formação superior com um Bacharelato em Direção e Gestão Hoteleira o qual complementou com uma licenciatura em Turismo para de seguida concluir um Mestrado em Gestão. É, ainda, titulado como professor especialista para o Ensino Superior Politécnico na área CNAEF-811 - Hotelaria e Restauração.
Possui experiência Profissional de mais de 30 anos em funções de Direção e Gestão de empresas turísticas e hoteleiras, como diretor, consultor e assessor em diversas organizações.
Atualmente, no âmbito académico é Professor Adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto, onde é coordenador do Mestrado em Direção Hoteleira.
Em termos de Investigação & Desenvolvimento é membro integrado do CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation, onde assumiu entre 2022 e 2024 a função de Investigador Responsável do projeto CEGaS – Economia Circular para uma Gastronomia Sustentável.
Cristina Barroco
Doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE (Lisboa), Licenciada em Turismo pela ESEC (Coimbra) e Bacharel em Turismo pela ESTG (Viana do Castelo). Entre 1995 e 2002 exerceu atividade em várias empresas da área do Turismo/Restauração do Grupo Visabeira. É atualmente, Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, sendo a Diretora do Mestrado em Gestão Turística. Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais e possui várias publicações na área do turismo. Uma das suas principais áreas de investigação é o turismo gastronómico e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios, os produtos endógenos e a criação de experiências autênticas e os roteiros gastronómicos como oportunidades de cocriação.
Duarte Nuno Chaves
Doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora.
Atualmente, exerce funções como coordenador para a área dos Projetos Culturais do Gabinete da Reitoria da Universidade dos Açores.
Entre 2019 e 2024, no âmbito do projeto Taste Azores Sustainable Tourism Experiences, na qualidade de investigador responsável pelo trabalho de campo, percorreu o arquipélago dos Açores para efetuar o levantamento e registo das tradições e hábitos alimentares dos açorianos, contribuindo para o conhecimento do património gastronómico regional, elemento intangível do património cultural.
Enquanto coordenador, autor e coautor, é responsável pela edição e participação em vários livros, artigos e capítulos publicados em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil. As suas obras abordam temas relacionados com o espaço insular da Macaronésia, em especial nos domínios da História e do Património.
Eliane Morelli
Pós-doutora pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP). É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Historiadora no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência-Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa: Os sentidos como alimento (GEOSCA). Pesquisadora do DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia (Universidade de Coimbra), do Grupo de História da Alimentação na Ibéro-América (GHAIA) e Colaboradora Convidada do Grupo “História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia” (ALERE). Autora de livros, capítulos e artigos sobre História e Culturas da Alimentação em São Paulo (Brasil) – séculos XIX e XX.
Fernando Serrano Larráyoz
Professor Titular da Universidad de Alcalá (Departamento de Cirugía, Ciencias Sanitarias y Sociales de la facultad de Medicina y Ciencias de la Salud).
Com vasta edição de obras que abordam os regimes alimentares espanhóis, da época medieval ao perído contemporáneo, destacan-se pela sua relevancia: La mesa del rey: cocina y régimen alimentario en la corte de Carlos III «el Noble» de Navarra (1411- 1425), Pamplona, Gobierno de Navarra, 2002. La oscuridad de la luz, la dulzura de lo amargo: cerería y confitería en Navarra (siglos XVI-XX), Pamplona, Universidad Pública de Navarra, 2006. Un recetario navarro de cocina y repostería (siglo XIX), Gijón, Trea, 2011 Edición estudio-facsímil de Juan Vallés, Regalo de la vida humana, Pamplona-Viena, Gobierno de Navarra-Österreichische Nationalbibliothek, 2008, 2 vols., en el que se aporta una visión de primera mano sobre la alimentación y la medicina a través de la obra de un humanista navarro del siglo XVI.
Inês de Ornellas e Castro
Professora da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Professora Convidada da Nova Medical School, colabora no doutoramento em Patrimónios Alimentares: Cultura e Identidades da Universidade da FLUC, integra a Comissão Executiva do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH-UNL e é co-coordenadora do projeto luso-brasileiro DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia. Foi a primeira académica em Portugal a ter feito uma dissertação de mestrado (O livro de Cozinha de Apício. Um breviário da época imperial) e um doutoramento (De la table des dieux à la table des hommes. La symbolique de l’alimentation dans l’Antiquité romaine), ambos publicados, associados à história cultural da alimentação. Dirige a coleção Artes de Mesa na Editora Relógio D'Água. É autora de traduções latinas de textos clássicos e do Renascimento, de artigos sobre a história cultural do corpo e da alimentação, em particular tratados de medicina neolatinos dos séculos XVI e início do XVII e edição de textos do século XVIII sobre património alimentar.
Isabel Drumond Braga
Professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área de História, para onde entrou por concurso público em 1990. Tem desenvolvido investigação e lecionado nas áreas de História Social, História de Género, História Cultural e História das Práticas do Quotidiano, em especial História da Alimentação, das Épocas Moderna e Contemporânea. Das obras mais recentes destaquem-se:
BRAGA, Isabel Drumond (coord.), História global da alimentação portuguesa, Lisboa: Temas e Debates, 2023. ISBN 978-989-644-755-7.
BRAGA, Isabel Drumond, Vida familiar à mesa: Portugal 1914-1945 / Family life at the table: Portugal 1914-1945, Lisboa: CTT- Clube de Colecionadores dos Correios, 2022. ISBN: 978-989-8988-17-1.
Publicações disponíveis em linha: https://ulisboa.academia.edu/IsabelDrumondBraga/Luís Lavrador
Mestre em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade e Doutor em Turismo, Lazer e Cultura, pela Faculdade de Letras da Universidade Coimbra, com a tese: A mesa entre os Homens, Comensalidade e Gastronomia nos textos bíblicos, um discurso para os nossos tempos. Dissertação e tese de doutoramento publicadas em livro e premiadas pela Entidade de Turismo do Centro. Publicou vários estudos, nomeadamente Ao Sabor da Bíblia. É investigador no CECHUC e no CITUR. Leciona na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra - TP, e é Professor Convidado na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde leciona na primeira licenciatura de Gastronomia criada em Portugal. Durante vários anos foi Cozinheiro-chefe da Seleção Nacional AA de futebol, organizou inúmeros eventos sociais e culturais, é consultor no ramo da hotelaria/restauração, mentor gastronómico e desenvolvimento de produtos gastronómicos. Foi o Embaixador da Região de Coimbra – Capital Europeia da Gastronomia 2020/2022.
Maria Cecilia Pilla
Graduada em Direito e em História, mestrado e doutoramento em História pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutoramento em Direitos Humanos pela UFG (2023). Professora Adjunta III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutoramento em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Membro do projeto DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia da Universidade de Coimbra desde 2014. Foi professora convidada da Universidade Católica de Moçambique. Foi professora colaboradora no Programa de Mestrado e Doutoramento em Direitos Humanos da UFG. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação; alimentos, símbolos, civilização; processo civilizador e direitos humanos e género. É líder do Grupo de Pesquisas: História, Cultura e Política junto ao Cnpq desde 2009. Membro da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades.Maria José Azevedo Santos
Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura no seio do qual mantém um ativo labor de produção de artigos, livros, conferências, cursos breves, no domínio da História Medieval, da Paleografia, Diplomática e Arquivos. Mais recentemente tem-se dedicado à temática da História da Alimentação tendo sido responsável pela proposta de criação do pioneiro curso de Mestrado em Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade (2008) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Lecionou, até à sua jubilação, neste mestrado e no curso doutoral de Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, na mesma faculdade, os seminário dedicados à mesa medieval e fontes e metodologia para o ensino da história da alimentação. É académica de Número da Academia Portuguesa da História e membro ativo de muitas outras prestigiadas instituições nacionais e estrangeiras.
Mariana Sanchez Salvador
Arquiteta e investigadora integrada no DINÂMIA’CET-ISCTE, focando-se na forma como os espaços que habitamos — da cidade à casa — são transformados pela nossa alimentação. Recebeu o Prémio Arquiteto Quelhas dos Santos pela melhor Dissertação de Mestrado em Arquitectura (FA-UL), publicada sob o título Arquitectura e Comensalidade: uma história da casa através das práticas culinárias (Caleidoscópio, 2016). O seu Doutoramento em Estudos Urbanos (NOVA.FCSH e ISCTE-IUL) foca-se na evolução histórica da Paisagem Alimentar de Lisboa. É docente, autora de várias publicações, e tem sido convidada como oradora em conferências, aulas abertas, eventos públicos e entrevistas para periódicos e rádios nacionais. Tem igualmente contribuído para publicações artísticas, exposições de arte, fotografia e food design (Portugal, Espanha), e bienais de Arquitectura e Design, incluindo a Residência de Arte & Gastronomia Eating Between Tides.
Ricardo Bonacho
Professor universitário, investigador, food designer e speaker nas áreas da Alimentação, Gastronomia e Food Design. Licenciado em Design de Comunicação e Doutorado em Design, com especialização em Food Design, pela FAUL. Professor auxiliar na FCST da Universidade Europeia e na ELISAVA Barcelona School of Design and Engineering UVIC-UCC em colaboração com o CETT – Barcelona School of Tourism, Hospitality and Gastronomy da Universidade de Barcelona. Professor auxiliar convidado no doutoramento em Patrimónios Alimentares: Identidades e Culturas, na FLUC da UC. Investigador colaborador no CETRAD e peer-reviewer do International Journal of Gastronomy and Food Science, British Food Journal e a Oxford Research Encyclopedia of Food Studies. Cofundador da F.O.R.K.– Food Design for Opportunties, Research and Knowledge (Bélgica) e do Food Design Lab em Lisboa. Diretor de Inovação, Marketing e Comunicação na Imppacto, Catering & Eventos.