Está aqui
Auditoria Interna
Segundo The Institute of Internal Auditors (IIA), enquanto um dos principais referenciais da área, a auditoria interna é uma atividade independente, de garantia e de consultoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operações de uma organização. Assiste à organização na prossecução dos seus objetivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de risco, controlo e governação.
Esta definição do conceito de auditoria interna aliada ao desenvolvimento e estimulação de uma cultura de controlo interno baseada no rigor e no escrupuloso cumprimento dos procedimentos revelou-se essencial para a compreensão do sentido e alcance da intervenção da função de auditoria e controlo interno no seio da Câmara Municipal de Cascais, organicamente atribuída à DACI.
A Auditoria Interna é uma função contínua que realiza a avaliação do risco, verifica a existência, o cumprimento, a eficácia e a otimização do Sistema de Controlo Interno aos vários níveis de decisão, colaborando de forma determinante para o cumprimento dos objetivos superiormente definidos e na identificação de eventuais desvios.
Naturalmente que para a implementação de um trabalho de qualidade a Equipa de Auditoria, deverá reger-se, para além das regras e normas de conduta da organização, pelos princípios fundamentais definidos internacionalmente para a prática de auditoria interna.
Este conjunto de princípios fundamentais encontram-se descritos pelo IIA - The Institute of Internal Auditors e são linhas orientadoras para a execução do trabalho a desenvolver na Câmara Municipal de Cascais pela DACI.
Segundo este organismo de referência os princípios fundamentais para a atividade eficaz no âmbito da auditoria, são a integridade, competência e zelo profissional, independência do serviço de auditoria das unidades orgânicas a auditar, objetividade e imparcialidade nos trabalhos efetuados, estar devidamente suportado para a execução da atividade dispondo de todos os meios necessários, estar devidamente preparado e alinhado com os objetivos estratégicos da organização, demonstrar qualidade no trabalho com vista à melhoria contínua promovendo a melhoria organizacional e por fim comunicar de forma eficaz, ser perspicaz, proativo e ter foco no futuro e na evolução necessária para fazer face ao mesmo.
As Auditorias Internas da Câmara Municipal de Cascais, podem assumir diferentes naturezas e tipologias, sendo que, assumem-se enquanto função de apoio à gestão e pretendem acrescentar valor ao efetivar a monitorização contínua dos processos críticos e possibilitando a implementação tempestiva de ajustamentos para a mitigação dos riscos.
A atividade de auditoria e as suas ações de continuidade visam contribuir para a melhoria dos vários processos e atividades que são da competência da Câmara Municipal de Cascais, impactando deste modo para a melhoria do Sistema de Controlo Interno.
Por fim reforçamos que a Auditoria Interna reúne informações para apoiar a avaliação do Sistema de Controlo Interno mediante a adoção de diferentes meios de análise, sendo que, os resultados obtidos, vistos em conjunto, proporcionam uma compreensão dos processos de Gestão dos Riscos e do Ambiente de Controlo e a sua Eficácia.