Está aqui
Cruz da primeira Missa celebrada no Brasil está em Cascais

Cascais acolhe, neste Domingo de Ramos, 13 de abril de 2025, a cruz original utilizada na primeira missa celebrada há 525 anos no Brasil.
A cruz estará presente na Bênção dos Ramos que terá lugar na Igreja da Misericórdia, em Cascais, às 11h00, seguida de procissão pela Baía de Cascais, até Igreja Proquial de Nossa Senhora da Assunção.
Preservada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, a cruz percorreu diversas cidades portuguesas e brasileiras, incluindo agora Cascais, depois Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, antes de chegar a Santa Cruz Cabrália para a celebração final.
A Celebração Jubilar dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil ocorrerá entre os dias 24 e 26 de abril de 2025, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, local onde a missa original foi celebrada, precisamente a 26 de abril de 1500, por Frei Henrique de Coimbra.
A Procissão dos Ramos, que se seguirá à Bênção dos Ramos vai partir do Largo da Misericórdia, descer a Rua Frederico Arouca (Rua Direita), passar pela Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, Passeio D. Luís, Av. D. Carlos, até terminar na Igreja Paroquial.
Para segurança de todos, entre as 11h00 e as 12h00, o trânsito estará cortado na Baía de Cascais, entre a Rotunda Filipe Nobre de Figueiredo (junto ao Jardim Visconde da Luz) e a Rotunda João Paulo II (junto ao Centro Cultural de Cascais (VER AVISO).
CMCM | FH | TV