CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cruz da primeira Missa celebrada no Brasil em Cascais

Peregrinação da Cruz presente no Domingo de Ramos

Cascais acolheu, neste Domingo de Ramos, dia 13 de abril, a cruz original utilizada na primeira missa celebrada há 525 anos no Brasil. O simbólico objeto esteve presente na Bênção dos Ramos, que teve lugar na Igreja da Misericórdia, em Cascais, momento seguido pela Procissão dos Ramos, que passou pela Baía de Cascais e finalizou na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção.

“Acredito que esta passagem da cruz por Cascais, marcará este lugar com uma grande espiritualidade”, referiu o padre Omar Raposo, capelão oficial da Capela da Embaixada do Brasil em Lisboa, que participou nas celebrações do Domingo de Ramos em Cascais. “Quero agradecer a Cascais e à sua comunidade por nos receberem desta forma. Sei que nada pode ser maior do que a visita do Papa, mas a passagem da cruz original por aqui é também um grande incentivo à fé”, acrescentou o padre brasileiro Omar Raposo, que celebrou a missa deste domingo juntamente com o pároco de Cascais, padre Nuno Coelho.

Preservada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, a cruz irá percorrer diversas cidades portuguesas e brasileiras, como Cascais, Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro, ou Brasília, antes de chegar a Santa Cruz Cabrália para a celebração final. A iniciativa “Peregrinação da Cruz” insere-se na Celebração Jubilar dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, que decorrerá entre os dias 24 e 26 de abril de 2025, precisamente em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, local onde se celebrou a primeira missa em solo brasileiro, a 26 de abril de 1500, por Frei Henrique de Coimbra.

Relativamente à Procissão de Domingo de Ramos, esta representa uma celebração litúrgica que marca o início da Semana Santa no calendário cristão, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pela multidão com ramos de palmeiras. Durante a celebração, os fiéis participam na procissão levando ramos, que são abençoados pelo sacerdote, sendo que a liturgia inclui a leitura do Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém e, posteriormente, a narrativa da Paixão de Cristo, unindo os dois momentos significativos da fé cristã. 

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, marcou presença nas celebrações deste domingo.

CMC | DG | BN | PM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0