A WAOH! é a primeira rota europeia de mergulho sustentável que liga locais de mergulho de classe mundial desde o extremo sul de Portugal e de Espanha até ao extremo norte, abrangendo a Irlanda e o Reino Unido com o objetivo de incentivar e criar a sinergia entre desportos aquáticos e a singular herança atlântica da Europa de paisagens, vida selvagem e habitats, em combinação com uma variedade de património cultural marítimo.
Associa-se a Estação Náutica através da visão compartilhada sobre o desenvolvimento sustentável do ecoturismo costeiro e marinho, que busca inspirar e orientar organizações de gestão de destinos, operadores de turismo e outras partes interessadas para promover o ecoturismo marinho na Europa. Esta visão compartilhada gira em torno de três princípios fundamentais:
O turismo deve contribuir para criar meios de subsistência sustentáveis, gerando emprego e benefícios financeiros para as comunidades costeiras, fornecendo uma demonstração clara do valor económico da interação responsável com o ambiente marinho
As comunidades locais são as principais partes interessadas no Turismo e devem estar envolvidas nos processos de turismo, alcançando um “orgulho” consciente do Oceano sobre o património marinho e marítimo local.
O turismo deve preferencialmente contribuir para manter, restaurar e melhorar os ecossistemas costeiros e marinhos e para melhorar a literacia dos oceanos dos turistas e dos visitantes.