Está aqui
Encerramento dos Programas de Verão junta centenas de jovens na Praia do Tamariz
“Este ano tivemos 1826 jovens inscritos nos vários programas, que deram cerca de 300 mil horas em várias áreas de sustentabilidade. Quer a nível do desenvolvimento económico: apoio e acolhimento a todos aqueles que nos visitam, quer a nível social, cultural e ambiental”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais no encerramento desta celebração.
“A juventude de Cascais está de parabéns! Com a sua atitude, a sua entrega e dedicação demonstraram que temos razões para termos orgulho nos nossos jovens: o feedback de cascalenses e de estrangeiros que temos tido é a prova disso”, enfatizou Carlos Carreiras. “Estes jovens chegam ao final destes programas mais ricos, mais completos e mais bonitos do ponto de vista humano, sendo um factor muito importante, para a realização destes programas”, concluiu o presidente da Câmara.
Nesta celebração de encerramento foram apresentadas duas novidades. Cascais como Capital Europeia da Juventude 2018 terá duas novas parcerias apresentadas na sexta-feira, no Tamariz. Uma com os CTT, com uma emissão filatélica que comemora Cascais como Capital Europeia da Juventude 2018.
“Temos um programa filatélico que incide em vários acontecimentos relevantes, quer a nível nacional, quer a nível internacional”, referiu Raul Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT. A diferença é que aqui “estamos a fazê-lo por antecipação: utilizar a própria emissão para divulgar o acontecimento antes de ele se processar. Os selos irão circular por todo o mundo, ou seja meio milhão de mensangeiros com esta mensagem”, salientou Raul Moreira. Quando a Câmara de Cascais fez esta proposta aos CTT “aderimos de imediato, achámos que era uma forma de contribuir para o êxito desta iniciativa”
A outra parceria foi apresentada por Alexandre Faria, presidente do Grupo Desportivo Estoril-Praia. O logo principal no equipamento Senior de Futsal para a época 2017/2018, será o logo da Capital Europeia da Juventude. Esta equipa vai disputar a 2ª Divisão Nacional de Futsal.
João Paulo Sousa, embaixador de Cascais 2018, apresentou e animou esta festa de encerramento dos programas de verão, referiu que para os “jovens estes programas são importantes, porque aprendem a ser responsáveis: dá-lhes a noção do que é o mercado de trabalho, dá-lhes experiência, noção de horários, tarefas, remuneração. Para muitos é uma primeira experiência de trabalho e isso vai moldá-los para o futuro”.
Para Mariana Pires, voluntária no programa Maré Viva, participar nesta experiência foi importante “fez-me crescer a vários níveis, tanto profissionais, como emocionais, cresci como pessoa e completou-me imenso”. Tiago Rodrigues dos Locals leva desta experiência “um sentido de ajudar as pesssoas, de as acolher, de as receber com simpatia e da melhor forma, fazê-las sentir bem recebidas em Cascais”.