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Competências digitais de adolescentes do concelho de Cascais
Em 2023, quase todos os alunos de escolas do concelho de Cascais fazia uso diário do telemóvel enquanto menos de metade usava um computador todos os dias. Cerca de três em quatro disse saber identificar muito bem se um sítio da internet era ou não confiável, mas quase metade assinalou que se recebia a mesma informação quando se fazia pesquisas online.
Num tempo onde grassa a desinformação, importa conhecer como funciona o ambiente digital e saber como lidar com os seus riscos e tirar partido das suas oportunidades. O que pode fazer a família, a escola e a comunidade para melhorar essas competências?
Conhecer como adolescentes avaliam as suas competências e conhecimentos digitais, importa para poder agir e capacitar. Por isso os resultados do projeto ySKILLS vão ser apresentados e debatidos numa sessão aberta a professores e todos os interessados, a decorrer no próximo dia 18 de outubro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, entre as 16h e as 19h.
Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Cascais e a equipa do projeto europeu ySKILLS, da Universidade Nova de Lisboa, decorre da conclusão de um estudo longitudinal que nos últimos três anos envolveu mais de mil alunos de oito escolas do concelho. Alunos do 8º ao 12º ano responderam a um questionário sobre os seus usos da internet, as suas competências digitais, os riscos que enfrentam e como lidam com eles.
Mais de metade, 598 alunos, respondeu todos os anos, tornando assim possível analisar o que mudou e o que permaneceu nos seus usos, que competências se desenvolveram mais e que competências se desenvolveram menos. É essa reflexão que vai orientar os três painéis da sessão, que contam com a participação de especialistas, de alunos e de professores envolvidos.