ANNA SUKHOVA
Especialista em Desenvolvimento Comunitário e Proteção Social no Banco Mundial, trabalha há 8 anos, na promoção do orçamento participativo na Rússia e no apoio aos governos regionais e municipais na elaboração e implementação do Programa de Apoio às Iniciativas Locais (LISP). Coordena atividades a nível nacional e regional para práticas de desenvolvimento participativo e comunitário na Rússia.
ANTÓNIO COSTA PINTO
Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu e agregado pelo ISCTE , é investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Convidado no ISCTE. Foi professor convidado na Universidade de Stanford e Georgetown, e investigador visitante na Universidade de Princeton e Universidade da California-Berkeley. Entre 1999 e 2003 foi regularmente professor convidado no Institut D'Études Politiques de Paris.
BETSY GARDNER
Investigadora, facilitadora e educadora especializada na resolução de conflitos, transparência governamental e desenvolvimento económico das mulheres. Como professora adjunta e diretora assistente de formação na Northeastern University, tem facilitado grupos muito diversos, incluindo a Major League Baseball, a MIT Sloan School of Management, o Departamento de Polícia de Boston e o New England Patriots. Colaborou com a formação em negociação na iniciativa Boston’s Work Smart, que visa reduzir as disparidades salariais entre homens e mulheres.
CHELSEY LEPAGE
Chelsey Lepage é Gestora de Programas da Reboot, responsável por projetos nacionais e internacionais dentro do seu programa de governança. Com ampla experiência em desenvolvimento internacional, sua experiência reside nas interseções de advocacia cívica, tecnologia e envolvimento de jovens em quatro continentes. Já trabalhou na equipa de inovação global da UNICEF, como monitora independente em matérias de direitos humanos, e consultora de várias ONGs.
COLINE BERTHAUD
Coline Berthaud trabalha no Orçamento Participativo de Paris desde 2016, na equipa de Pauline Véron, vice-presidente do Município de Paris, responsável pela Democracia Local, Participação Cidadã, Voluntariado e Juventude.
DONATO DE MEMMO
Trabalha para o Município de Bolonha desde 2003, na simplificação do procedimento administrativo e da participação dos cidadãos. Coordenou a equipa que elaborou o primeiro "Regulamento italiano sobre a colaboração entre os cidadãos e a cidade para o cuidado e a regeneração dos espaços urbanos comuns", adotado em 2014. é responsável pelo trabalho de simplificação e colaboração cívica na proteção e regeneração dos bens comuns urbanos.
EDUARDO OLIVEIRA E SILVA
Integra o Conselho Editorial e Membro do Conselho Estratégico da ICentral News do Grupo Newshold, jornal “i”, que dirigiu entre março de 2012 e setembro de 2015. Jornalista, cronista e comentador convidado da RDP, RTP e TVI, desempenhou, entre outros cargos, as funções de Assessor da Administração da RTP e da RDP, Diretor do Centro de Formação da RTP, Presidente da Lusa, onde dirigiu a Informação entre 1988-1990, Diretor-adjunto e Diretor de Informação da RDP e Membro do Conselho de Administração da Agência Europeia de Fotografia (EPA).
EIRIKUR BERGMANN
Professor de Política na Bifrost University na Islândia, escreve principalmente sobre nacionalismo, populismo, integração europeia, política islandesa e democracia participativa. É, também, autor de três romances publicados em islandês.
ELENA MATVEEVA
Diretora do Departamento de Política Orçamental da Administração Pública e Orçamento Aberto no Ministério das Finanças da Região de Sakhalin, Federação Russa. Foi responsável pela coordenação dos projetos de orçamento participativo na região e pela supervisão do projeto de abertura do orçamento regional. Coordena atividades de entidades municipais que trabalham em projetos de orçamento participativo, inclusive no orçamento da juventude. Tem formação académica na área económica e legal.
EKATERINA PETRIKEVICH
Gestora internacional de projetos na empresa "Democracy 2.1", uma iniciativa global lançada para transformar a forma como as comunidades tomam decisões. O projeto combina um sistema de votação inovador e uma plataforma digital que permite aos cidadãos construir as suas próprias sondagens e beneficiar de análises de dados de última geração em tempo real. Desenvolvido em parceria com cientistas da Universidade de Cambridge e da Brookings Institution, o sistema oferece várias formas de questionários e participação.
ERNESTO GANUZA
Cientista do Conselho Espanhol de Pesquisa, é sociólogo. Pesquisa a participação dos cidadãos, assim como procedimentos e ferramentas que possibilitem a problematização da deliberação, o espaço político contemporâneo aberto à participação e os desafios de democratização deles decorrentes. Trabalhou no aconselhamento de diferentes administrações na implementação de experiências deliberativas e orçamento participativo.
FÁTIMA HENRIQUES
Community Manager na Câmara de Cascais fez o seu percurso na área do Jornalismo (imprensa escrita e rádio) grande parte do qual no projeto que marcou a entrada em Portugal dos jornais gratuitos, mais próximos do cidadão: Jornal da Região. Começou a trabalhar na Câmara de Cascais em 2007, e hoje integra a equipa do Departamento de Marca e Comunicação, onde, além da produção de conteúdos web e audiovisuais em diversas áreas, é responsável pelo dossiê do Orçamento Participativo. O grande desafio é “estabelecer pontes” que amplifiquem a comunicação junto dos mais diversos públicos.
FREDERICK DEVAUX
Nos últimos dois anos liderou projetos de monotorização de risco político e social, populismo e democracia em diversos países da Europa, América e na China. Recentemente colaborou na definição do Indice de Percepção Democratica, que monotoriza a confiança dos cidadãos nos seus governos em mais de 50 países. É licenciado pela Escola Woodrow Wilson de Assuntos Internacionais e Públicos da Universidade de Princeton.
GIOVANNI ALEGRETTI
Arquiteto, planificador e investigador sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, é membro visitante da Witwatersrand University em Joanesburgo e membro do Instituto para a Democracia e Democratização da Comunicação da Universidade de Minas Gerais, Brasil. É co-presidente (2014-2019) da Autoridade Independente para a Promoção da Participação na Toscana (Itália).
ISABEL XAVIER
Coordenadora e chefe de equipas de projeto na Câmara de Cascais, esteve envolvida em projetos de intervenção comunitária, em diferentes territórios, sendo que todos os desafios profissionais exigiram elevados níveis de participação e capacidade de envolver os cidadãos e trabalhar em rede com as organizações. Licenciada em Política Social com elevada experiência em projetos inovadores nas áreas da exclusão social, cidadania, participação e democracia participativa. Destaca-se o Programa Especial de Realojamento, o OP e OP jovem. É dirigente associativa no Centro de Cultura e Desporto do pessoal do município de Cascais.
JO CLAYES
Trabalhou em diversos centros e instituições que desenvolvem trabalho na área da inclusão social e em organizações que promovem o jogo como ferramenta pedagógica. Ao longo dos anos tem construído um vasto currículo na área da Educação Não Formal, desenvolvendo trabalho em diversas instituições e organizações como o Conselho da Europa, a União Europeia e Redes Internacionais. Além de usar a animação como uma técnica de intervenção sócio-educativa, também se tem destacado na sua abordagem pedagógica, com do desenvolvimento de “jogos informativos”. É sócio e gerente das Produções Fixe Lda – Portugal.
JOANA BALSEMÃO
Concluiu o Mestrado em “Environmental Change and Management” na Universidade de Oxford e foi conselheira técnica na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia. A sua experiência profissional inclui, entre outros, Assessora no Ministério do Ambiente, Coordenadora do programa Agenda 21 de Cascais, Investigadora pelo Instituto Superior Técnico. Atualmente é vereadora da Câmara Municipal de Cascais
MARCO ESPINHEIRA
Licenciado em gestão pela Universidade Católica e mestre em New Ventures pela California State University. Fundou várias empresas nos setores de comunicação, publicidade, tecnologia e cultura. Foi responsável pela criação e gestão do primeiro festival europeu de cinema digital. Foi responsável pela coordenação da diplomacia económica e cultural em Camões, IP - Ministério das Relações Exteriores de Portugal. Desde 2014, é Chefe de Futuro na Câmara Municipal de Cascais
NELSON DIAS
Consultor do Banco Mundial para a implementação do Orçamento Participativo em Municípios e regiões de Moçambique, México, Rússia, e em municípios em Portugal. Consultor da ONU e do Governo de Cabo Verde para a implementar o OP em quatro Municípios e para o Governo Português para a implementação do OP Jovem Portugal. Coordena a Rede Autarquias Participativas de Portugal e é autor de várias obras sobre OP.
PAULA MATAS TRENAS
Chefe do Serviço de Inclusão, Neutralidade e Privacidade da Câmara de Madrid. Bacharel em Direito, foi diretora-geral adjunta do Património Imobiliário do Ministério da Administração. Foi chefe do departamento de regime jurídico de contratação, da Comissão Transversal para a Igualdade de Género da Câmara de Madrid, do Conselho Consultivo da Deficiência entre outros.
PEDRO CAMACHO
Diretor de Inovação e Novos Negócios da Lusa – Agência de Notícias de Portugal desde 1 de outubro de 2018. Foi jornalista nos semanários Tempo, Notícias de Primeira Página e Semanário, editor de Economia nos diários Público e Diário de Notícias, subdiretor do Público e diretor adjunto da revista Visão. Foi diretor desta newsmagazine e publisher do Grupo Impresa durante 13 anos, até ingressar na Lusa em outubro de 2015, como diretor de Informação.
PEDRO SANTA CLARA
Titular da cadeira Millennium BCP em Finanças na Nova School of Business e Economics desde 2007, foi professor de finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009. Recebeu um Ph.D. em Gestão pelo INSEAD, França. É investigador associado do National Bureau of Economic Research, investigador do Center for Economic Policy Research e atuou nos conselhos editoriais do Journal of Financial and Quantitative Analysis, Journal of Business and Economic Statistics and Management Science.
SONYA REYNOLDS
Diretora da Equipa de Dados do Laboratório de Participação cívica de Nova Iorque, co-fundadora da Progressive HackNight, co-presidente da the PBNYC Steering Committee e presidente da OpenSupporter.
TIAGO PEIXOTO
Especialista Sénior do Setor Público na Prática Global de Governança do Banco Mundial, onde ingressou em 2010. O seu trabalho centra-se nos governos no sentido de desenvolver soluções para melhores políticas e serviços públicos. É doutor e mestre em Ciência Política pelo European University Institute, além de mestre em Ação Coletiva Organizada pela Sciences-Po Paris.
VÍTOR RAMALHO
Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Oficial Portuguesa é licenciado em Direito. Conhecedor da realidade dos países de expressão portuguesa, desempenhou, entre outros, cargos como Secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da República, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, Presidente da INATEL, Presidente de várias Associações Lusófonas e Vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Atualmente é uma das 5 personalidades de Reconhecido Mérito do Conselho Económico e Social (CES).