CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Município de Cascais apoia estudo sobre a presença efetiva de golfinhos no estuário do Tejo

Recolher informação científica sobre a presença de golfinhos no estuário do Tejo, definindo se é ou não um habitat característico desta espécie, é o principal objetivo de um estudo da Associação para as Ciências do Mar / Escola de Mar, ao qual a Câmara Municipal de Cascais se associa. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Oceanografia (FCUL) / Centro de História de Além-Mar (FCSH-UNL) e da autarquia de Almada.

Intitulado “Conservação e golfinhos no estuário do Tejo: realidade, imaginário ou mito?”, o projeto baseia-se nos recentes avistamentos de golfinhos na região, que têm motivado a ideia de que estes cetáceos estão a regressar ao Tejo. No entanto, não existem dados históricos ou científicos que permitam definir se os golfinhos estão a retomar hábitos de ocupação de uma antiga área de residência ou se são apenas visitantes ocasionais de uma região onde, atualmente, há maior disponibilidade de presas e melhor qualidade ambiental.
 
Centrando a análise entre o Cabo da Roca e o Cabo Espichel, com particular foco no estuário do Tejo, este projeto vem analisar de forma integrada, multidisciplinar e num contexto espácio-temporal alargado, a dinâmica entre os golfinhos e o estuário, estabelecendo também a sua relação com outros cetáceos observados na região. Permitirá ainda estudar a evolução da qualidade do ecossistema do estuário do Tejo, definir a distribuição das espécies mais abundantes e identificar a importância de áreas do estuário em função das características do ambiente.


O estudo inclui uma pesquisa aprofundada de várias fontes históricas que permitirão estabelecer uma cronologia dos avistamentos de golfinhos no estuário do Tejo. Numa segunda fase, serão realizadas campanhas de investigação na área abrangida pelo projeto.


De forma a chamar a atenção da população para a importância de proteger o meio marinho, o projeto inclui uma vertente de sensibilização ambiental. Esta terá lugar nas escolas dos concelhos envolvidos e através de workshops abertos à participação pública. Os resultados finais do estudo serão apresentados em dezembro de 2015.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0