Está aqui
Dia Nacional da Democracia em Cascais


















































































No sentido de aproximar os jovens da democracia e da política, a Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Academia SEDES, promoveu, nesta terça-feira, 1 de abril, o Dia Nacional da Democracia Jovem, para os jovens da
O projeto do Dia Nacional da Democracia procura aprofundar o conhecimento dos jovens sobre as Instituições Democráticas e o funcionamento da política no nosso país, promover os valores fundamentais que sustentam uma sociedade democrática e incentivar a participação dos jovens para garantir a vitalidade e representatividade do sistema democrático.
A primeira atividade do dia foi uma Aula de Democracia, promovida por José Miguel Júdice, advogado e comentador político, e por Nuno Carrapatoso, coordenador da Academia SEDES, onde os jovens aprenderam sobre os perigos que os sistemas democráticos enfrentam, aquilo que sustenta a própria democracia e a relação entre igualdade e liberdade. Os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões aos dois oradores, para satisfazer as suas dúvidas.
Num momento mais competitivo, os jovens participaram num Quiz sobre Política Local, Nacional e Europeia, e disputaram prémios como uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, bilhetes para o Ageas Cool Jazz, e acesso ao backstage das Festas do Mar 2025. “Quem é o atual presidente da Câmara Municipal de Cascais?” e “Em que ano começou a circular a moeda do Euro?” foram algumas das perguntas feitas aos jovens, que demonstraram os seus conhecimentos.
Não seria um dia relacionado com Democracia sem, pelo menos, um debate: aquilo que sustenta o sistema democrático. As juventudes partidárias dos partidos que têm assento na Assembleia Municipal de Cascais realizaram um debate, onde puderam apresentar a visão do seu partido e responder a questões colocadas pelos alunos.
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, fez a abertura do evento, explicando aos alunos das escolas secundárias de Cascais que “É juntos que a democracia funciona. Com todas as gerações,” numa altura em que Cascais foi eleita a Capital Europeia da Democracia para o ano de 2026. O Dia Nacional da Democracia contou ainda com a presença dos vereadores Carla Nunes Semedo, Frederico Nunes, Diana Vale e Alexandre Faria, e da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
Carlos Carreiras, presidente da autarquia, encerrou o evento, salientando que “Tenho um grande orgulho na juventude de Cascais, porque o Orçamento Participativo Jovem em Cascais é o maior da Europa. É aquele que tem maior participação do vosso lado. É aquele que tem maior envolvimento do vosso lado. E, por isso, só vos posso pedir que continuem assim a participar no movimento associativo de Cascais.”
CMC | DCG | MC | SD | LB