Está aqui
Campanha de Prevenção dos Maus-tratos na Infância e Juventude

Abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, um problema que une várias instituições na campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos. E, neste contexto, é o mês da sensibilização junto das populações para que estas situações sejam erradicadas.
A Comissão Nacional Promoção Direitos Proteção Crianças e Jovens promove, como é habitual, uma campanha de prevenção dos maus-tratos na infância e juventude com o mote “Serei o que me deres que seja Amor”. Um Laço Azul simboliza a campanha, inspirado por Bonnie Finney, uma avó norte-americana que, em 1989, amarrou uma fita azul na antena do seu carro, em homenagem ao seu neto, vítima de maus-tratos, espancado, até à morte, pela mãe e pelo namorado.
A Comissão de Proteção da Criança e Jovens de Cascais (CPCJ Cascais) adere a esta Campanha com o objetivo de sensibilizar as Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ), a comunidade, crianças e jovens para a necessidade urgente de cessar com todas as formas de maus-tratos.
Ao longo do mês, a campanha é assinalada com dois momentos, o primeiro, ocorrerá no dia 7 de abril, um seminário, já com as inscrições esgotadas, intitulado “Marcas invisíveis dos Maus-Tratos: Impacto no desenvolvimento das Crianças e Jovens”, cujo objetivo é consciencializar sobre os maus-tratos invisíveis, nomeadamente, com o conflito parental, bem como a exposição e dependências digitais e seu impacto, no desenvolvimento das crianças e jovens. O Auditório Casa das Histórias Paula Rego será o palco de todas as reflexões e contributos dos convidados sobre as consequências emocionais e sociais, formas de identificação e estratégias de prevenção e intervenção. É dirigido à comunidade, pais, jovens, e entidades com competência em matéria de infância e juventude.
O segundo momento decorrerá no dia 29 de abril, das 14h às 17h, no Parque Marechal Carmona, e será assinalado com a Construção do Laço Humano, uma forma a sensibilizar a comunidade para prevenção dos maus-tratos infantis, com a participação da comunidade, estando previsto, durante esse período de horas, decorrerem várias iniciativas lúdicas e culturais .
Também em Cascais, como forma de assinalar a temática do mês de abril e os dois momentos-chave da campanha em vigor, o edifício dos Paços de Concelho será iluminado com a cor azul.
Consultar Programa do Seminário: "Marcas invisíveis dos Maus-Tratos: Impacto no desenvolvimento das Crianças e Jovens" aqui.