Está aqui
Haddad NOVA Medical Innovation Center lançado em Cascais


















A inovação, o empreendedorismo e a colaboração estratégica no setor da saúde em Portugal estão agora mais reforçados, com o lançamento do Haddad NOVA Medical Innovation Center, nesta quinta-feira, dia 27 de março. A iniciativa é da NOVA Medical School com o apoio da Fundação Haddad, e representa uma plataforma de inovação assente na colaboração interdisciplinar, que procura promover o empreendedorismo e a criação de projetos transformadores na área da saúde.
“Este projeto junta áreas fundamentais como a saúde e a educação, contribuindo para promover a coesão social”, referiu Carlos Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a cerimónia de lançamento do Haddad NOVA Medical Innovation Center, que decorreu na NOVA Medical School, em Carcavelos. “Não há energia mais renovável do que o conhecimento, a criatividade e o empreendedorismo. Acreditamos que Portugal e Cascais têm condições para aproveitar este momento transformador e que este tipo de parcerias, como a realizada entre a NOVA Medical School e a Fundação Haddad, pode ser replicado para outros pontos do país”, acrescentou o autarca.
Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação, também marcou presença na cerimónia, aproveitando para destacar o trabalho que Cascais tem realizado em várias áreas. “A educação superior, a ciência e a inovação têm sido pilares fundamentais no Município de Cascais”, afirmou o ministro, acrescentando ainda que “o sistema científico-tecnológico é muito importante para melhorar a nossa sociedade e economia. O projeto aqui hoje lançado é um exemplo daquilo que deve ser feito, no envolvimento de agentes públicos e privados, nacionais e internacionais”.
O Haddad NOVA Medical Innovation Center fornece, assim, apoio à comunidade académica e à investigação interna, mas também a empreendedores e startups em todo o mundo. O objetivo passa pela criação de condições de viabilidade para inovações com potencial de gerar um impacto real e tangível na sociedade, proporcionando melhores cuidados de saúde e uma melhoria na qualidade de vida.
“Este projeto representa um compromisso da nossa instituição com o futuro. Devemos preparar os nossos estudantes e investigadores para um mundo em constante mudança”, sublinhou Helena Canhão, diretora da NOVA Medical School. Já Cláudio Haddad, presidente da Fundação Haddad, desejou que o projeto inaugurado “seja um espaço para descobertas e aprendizagens na área da saúde, que impactem a vida das pessoas”.
O Haddad NOVA Medical Innovation Center incorpora uma abordagem “Fast-to-First-in-Human”, reduzindo sistematicamente os riscos tecnológicos e as barreiras regulamentares, e promovendo um ecossistema colaborativo que envolve centros de pesquisa, hospitais e parceiros da sociedade, a nível nacional e internacional.
“Este projeto é o ponto de encontro para investigadores, estudantes, empreendedores, e representantes do sector público e privado de todo o mundo”, afirmou João Sàágua, reitor da Universidade NOVA de Lisboa, que destacou a Câmara Municipal de Cascais como um “importante parceiro estratégico”.
A cerimónia de lançamento do Haddad NOVA Medical Innovation Center contou ainda com uma mesa-redonda, onde vários especialistas da área da saúde debateram os “Desafios e Oportunidades do Ecossistema Português de Inovação em Saúde”.
CMC | DG | NH | LB