CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais tem mais uma Associação Centenária

Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris está de parabéns!

Sabia que a 25 de agosto de 1988 a Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris participou na extinção do incêndio do Chiado? Que em 3 de julho de 1997, O Jornal da Costa do Sol, elogiou a atividade desportiva da Associação, anotando que «a equipa do karate é campeã nacional, vice-campeã europeia e a terceira melhor do Mundo»? E que um atleta da AHBE foi o judoca português com mais participações em Jogos Olímpicos?

Cem anos de História com muitas estórias dentro

A Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris (AHBE) é a associação mais antiga do Estoril, cuja história se entrelaça com a freguesia e a sua população.

Em 1923 a Sociedade Filarmónica Estorilense foi extinta para dar lugar à Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, tendo por objetivo a proteção das vidas e dos bens da comunidade. A nova Associação cedo diversificou as suas funções, criando um posto clínico ( que ainda hoje se encontra em funcionamento) e promovendo iniciativas de solidariedade social, bem como atividades desportivas, culturais e recreativas.

Em 1927 instalou o seu quartel-sede na futura Avenida dos Bombeiros Voluntários, no Estoril, que foi reinaugurado em 1985, na sequência de uma extensa campanha de remodelação e ampliação, a que se seguiu a construção do Complexo Desportivo do Estoril, na Alapraia, que gere desde 1993. Considerada de utilidade pública desde 1928, a Associação foi condecorada pelo Presidente da República em 1944, com a Comenda da Ordem de Benemerência.

Continuando a inovar e a desempenhar um papel social, desportivo e, também recreativo, de grande relevo, em 1937, a Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris exibiu na sua Cine-Esplanada um «surpreendente espetáculo cinematográfico»: Tarzan e a Companheira, «filme maravilhoso e empolgante cheio de “clous” sensacionais e situações inéditas e imprevistas».

Em termos desportivos, atletas da Associação têm tido feitos notáveis, designadamente a equipa de Karaté campeões nacionais, tendo trazido vários troféus internacionais para Cascais e António Roquete de Andrade, após a sua participação nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 e Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, participou ainda como atleta nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (onde foi porta-estandarte) em 1984, sendo o judoca português com mais participações em Jogos Olímpicos.

Todo este património histórico que faz parte do arquivo da centenária AHBE, está disponível para consulta pública no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, no âmbito do PRADIM – Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal.

Sessão Solene Comemorativa do Centenário da Associação

Este domingo, 26 de março, decorreu a sessão solene das comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris. Para assinalar a data e reconhecer o papel desta instituição não só no Estoril, como em todo o concelho e até no país, estiveram presentes os seus corpos dirigentes e associativos, o Corpo de Bombeiros do Estoril e suas famílias, e como convidados várias entidades oficiais e civis: o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e os vereadores da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye e Frederico Pinho de Almeida, assim como o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, entre outras personalidades. 

Na cerimónia houve lugar ao reconhecimento de atletas que levaram o nome da Associação mais longe, no panorama desportivo nacional e internacional, bem a condecoração de bombeiros pelos seus préstimos na sua atividade diária e aos que mais anos dedicaram a vida e a carreira à causa do bem comum na defesa de vidas e bens.

A AHBE foi duplamente condecorada pela Liga de Bombeiros Portugueses pelo seu papel na ajuda ao combate da pandemia de covid-19 e pelos seus 100 anos de existência, insígnias que fazem agora parte do seu porta-estandarte. Lembramos que a própria Associação esteve, justamente, na origem da criação da Liga dos Bombeiros Portugueses cuja fundação em 1930 se ficou a dever a uma reunião que teve lugar no Estoril. 

“Cem anos é um marco e um momento de júbilo para invocar a inspiração de todos os que criaram a Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris”, referiu Carlos Carreiras, lembrando que o município “tem feito um forte investimento na aquisição de equipamentos, viaturas e proteção individual para os cinco corpos de bombeiros do concelho”.

Este domingo, aliás, foram batizadas mais quatro viaturas para combate a incêndios e de apoio à atividade diária do Corpo de Bombeiros do Estoril, sendo duas delas resultantes do Orçamento Participativo de 2019.

“OS bombeiros são uma verdadeira marca de confiança pela proximidade com as suas populações e é a comunidade que depois agradece e retribui todo o trabalho em prol da segurança de todos, nomeadamente, votando em projetos dos seus bombeiros que concorrem no OP de Cascais, para que estes possam desempenhar ainda melhor o seu trabalho”, acrescentou o presidente da Câmara de Cascais.

O autarca referiu, ainda, que esperava estar a inaugurar a nova sede da Associação na data das comemorações do seu centenário e cujos atrasos se devem ao processo de aprovação, por parte da Administração Central, das alterações do PDM de Cascais. “Sem o PDM não podemos licenciar o projeto da nova sede, mas, está para breve a subida do diploma a Conselho de Ministros para darmos sequência a esta obra tão ansiada”, prometeu Carlos Carreiras.

Reconhecendo o papel da Câmara Municipal de Cascais no apoio aos corpos de bombeiros do concelho e, em especial, ao Corpo de Bombeiros do Estoril, João Salgado, presidente da Assembleia da AHBE, confessou estar muito emocionando por estar presente nesta data tão especial, afirmando: "não posso deixar de agradecer à Câmara Municipal na pessoa do seu presidente, Carlos Carreiras, todo o apoio sincero que tem dado aos bombeiros aqui do Estoril em termos de Orçamento Participativo e pela pessoa extraordinária que tem sido para os Bombeiros". 

CMC | PL 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0