Está aqui
Cascais ainda mais seguro em caso de Tsunami
O município de Cascais está agora ainda mais seguro no caso da ocorrência de um tsunami. Foi concluída a segunda fase de montagens das sirenes do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami do concelho, que contemplou as praias de S. Pedro do Estoril, Parede e Carcavelos. As primeiras 3 sirenes foram instaladas em 2018, nomeadamente no Teatro Gil Vicente (Cascais) e nas praias da Azarujinha e Monte Estoril. Deste modo, o sistema municipal cascalense contempla atualmente 6 sirenes. As sirenes são uma das componentes do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami, que contempla igualmente a colocação de sinalética de evacuação, já instalada parcialmente em Cascais, Monte Estoril e S. João do Estoril.
As próximas ações a desenvolver neste Sistema consistirão em:
• Instalação de sinalética de evacuação na restante orla costeira do concelho de Cascais;
• No âmbito do Ciclo da Proteção Civil, no mês de abril vai decorrer o mês de sensibilização para o “Risco de Tsunami”, com ações e seminários técnicos, para os agentes comerciais e hotelaria, instituições e população em geral;
• Nos meses de maio e junho serão realizadas ações de sensibilização e simulacros de ativação das sirenes, envolvendo os vários agentes de proteção civil, concessionários e comunidade.
Com a instalação destas sirenes, está assim feita a cobertura total da orla costeira sul (Cascais-Carcavelos) pelo Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami do município de Cascais.