CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

E se de repente “A Terra Treme” ? | Exercício de preparação e autoproteção para o risco sísmico | 11 de outubro | 11h10

E se de repente a terra tremer? Sabe o que fazer? Informe-se e participe no exercício de preparação e autoproteção promovido dia 11 de outubro pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e que conta com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais. Esteja onde estiver, amanhã, às 11h10, invista um minuto do seu tempo e cumpra três gestos que podem salvar a sua vida em caso de sismo: baixar-se, proteger-se e aguardar.

Participe onde quer que esteja !


A iniciativa “A Terra Treme” é um exercício de um minuto que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício, que pode ser feito em todo o país, visa ajudar a população a conhecer e praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.


Durante o exercício, os cidadãos, estejam onde estiverem, devem BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, AGUARDAR até que a ‘terra pare de tremer’.


“A Terra Treme é um exercício de preparação para o risco sísmico que visa promover a informação e a mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de autoproteção em caso de ocorrência de sismo. É, acima de tudo, uma ação de sensibilização que promove o conhecimento do risco sísmico e a adoção de medidas para a mitigação das suas consequências”, refere Manuel Mateus Couto, Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.


Para inscrever-se na iniciativa, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas), basta aceder a www.aterratreme.pt, promovendo a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano.
 
Mais informações em http://www.aterratreme.pt/


EXERCÍCIO “A TERRA TREME” – Perguntas e respostas










Páginas

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0