Está aqui
A Terra Treme - Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico
Todos os dias 15 de novembro, às 11h15, temos nova oportunidade de nos tornarmos mais resilientes em caso de sismo. O desafio é para participarmos no exercício “A Terra Treme” no âmbito do qual, onde quer que estejamos, neste dia e hora, executemos três passos: baixar, proteger e aguardar.
Promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), este Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, é também realizado em Cascais, mobilizando escolas e serviços, contando com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A medida, levada a cabo desde há sete anos, está prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e visa justamente criar uma rotina nos cidadãos no sentido de, em caso de catástrofe, saber como reagir.
O que pode fazer?
Visite o site www.aterratreme.pt e informe-se mais sobre este tema. Registe-se manifestando o seu interesse por esta campanha.
Ponha a criatividade a funcionar e partilhe o assunto com familiares e amigos ou no local de trabalho. Pensem juntos que ações podem fazer em conjunto para interiorizar este conhecimento e partilhem no site. No site há materiais disponíveis para usar. Quando se registar refira o número de participantes previstos nas ações que pensa realizar e deixe o seu contacto para eventual envio de mais informação.
Preencha o inquérito desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico. São informações destinadas a averiguar a sua perceção e opiniões relativamente ao risco sísmico. É uma parte vital para a redução do risco em casa e no local de trabalho. O inquérito é anónimo e confidencial, incluindo apenas algumas questões de caracterização pessoal para fins estatísticos.
Dia 15, às 11h15 execute os três passos que podem ajudar a salvar vidas: Baixar, Proteger, Aguardar
Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir antes, durante e depois de um evento sísmico, ou seja, que conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.
Participe e partilhe! TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
Cascais trabalha esta questão nesta altura e também ao longo do ano. Para tal criou a Escola Municipal de Proteção Civil, ponto de visita obrigatória por parte da população escolar (e não só) ao longo do ano. Para a população em geral, em parceria com o CascaiShopping, e os diversos agentes da Proteção Civil, realiza-se todos os anos, a Semana da Proteção Civil que vai já na sua 8.ª edição.