Está aqui
Concurso Internacional de Arquitetura “Sommer Pavilion” vai ter nova edição

A cerimónia contará com o anúncio do tema da segunda edição do concurso Sommer Pavilion, pela Vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Filipa Roseta. Ao que se segue o espetáculo de dança “Lap Lay”, da coreógrafa americana Emily Lukasewski, no âmbito do projeto “Percursos pela Arquitetura” da Companhia Instável.
O objetivo do “Sommer Pavilion” é selecionar uma ideia para uma intervenção efémera de arquitetura no Jardim da Parada, ao lado da Casa Sommer, durante o Verão de 2020.
Dedicada ao tema da ‘Economia Circular,’ a nova edição do concurso será comissariada pelo arquiteto e curador Pedro Gadanho. Antigo diretor do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Gadanho traz consigo a experiência de coordenação de quatro edições do Young Architects Program, uma iniciativa do MoMA de Nova Iorque com presença em quatro continentes.
Nas palavras do curador Pedro Gadanho, a segunda edição deste concurso “ambiciona confirmar o Sommer Pavilion como uma das mais importantes iniciativas a nível europeu sobre inovação arquitetónica, dedicada aos desafios ambientais dos nossos dias”.
Pelo que esta intervenção no espaço público de Cascais apelará a uma participação intensa da comunidade local, mas também a uma sensibilização geral aos efeitos da crise climática.
Ampliam-se, assim, as parcerias já existentes, este concurso destinado a jovens arquitetos, congregando novas colaborações internacionais e afirmando a Câmara Municipal de Cascais como uma referência na promoção da presença da cultura arquitetónica no dia-a-dia dos cidadãos.