CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontro “Comunidades em Ação - Operações Integradas Metropolitanas”

Apresentados projetos de inclusão social em Cascais, Oeiras e Sintra

O Encontro “Comunidades em Ação - Operações Integradas Metropolitanas” decorreu esta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.  O encontro deu a conhecer os projetos de inclusão social que os municípios de Cascais, Oeiras e Sintra estão a desenvolver, no âmbito das Respostas Sociais do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, sendo que o Município de Cascais possui vários projetos nas freguesias de São Domingos de Rana e Alcabideche, executados ao abrigo desta iniciativa.

“Estes projetos só funcionam com a colaboração da comunidade e através do exercício da democracia participativa e colaborativa”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na sessão de abertura do encontro. “Temos de garantir que existem níveis elevados de confiança dentro da comunidade, e isso é feito fomentando a coesão social e territorial”, sublinhou o autarca cascalense.

Já Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho Metropolitano de Lisboa, afirmou que a iniciativa “Comunidades em Ação - Operações Integradas Metropolitanas” é um “projeto do presente, com os olhos postos no futuro” e que “a luta para que as comunidades desfavorecidas diminuam é cada vez mais importante”. O vereador Nuno Neto, da Câmara Municipal de Oeiras, salientou igualmente a importância das políticas sociais e territoriais na criação de coesão comunitária.

Este foi um encontro que reuniu decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais, e teve uma componente técnica, durante a manhã, e uma visita aos projetos de inclusão social em curso nos territórios de Cascais, Oeiras e Sintra, na parte da tarde. O período da manhã contemplou duas mesas-redondas - uma sobre “Problemas e Dificuldades” e outra sobre “Resultados e Futuro” - relativas ao Plano Metropolitano de Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa. A primeira mesa contou com a participação de Catarina Carvalho, dirigente da Câmara Municipal de Cascais, e a segunda mesa teve a presença de Carla Nunes Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

“Temos a preocupação de reduzir a pobreza e impulsionar as nossas comunidades. Com o projeto da Rede de Valorização Territorial, por exemplo, conseguimos estar mais próximos das pessoas e gerar confiança entre a população. A ideia é criar projetos em colaboração com as comunidades, mas, depois, é importante conseguir implementar esses projetos, para as pessoas perceberem que as iniciativas não ficam na gaveta”, explicou Carla Nunes Semedo na sua intervenção.

A manhã contou ainda com um debate alargado, e a projeção de um filme sobre as intervenções em curso nos municípios de Cascais (freguesias de São Domingos de Rana e Alcabideche), Oeiras (União de Freguesias Carnaxide-Queijas e Porto Salvo) e Sintra (União de Freguesias Agualva-Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins e Queluz-Belas).

Já no período da tarde, os participantes no encontro deslocaram-se ao terreno para ficarem a conhecer as intervenções que estão a ser desenvolvidas no Campo de Rugby de Algueirão - Mem Martins (Sintra), no Bairro dos Navegadores (Oeiras), e na localidade de Matos Cheirinhos (Cascais).

Em Matos Cheirinhos, na freguesia de São Domingos de Rana, foram dados a conhecer vários projetos desenvolvidos no âmbito do Laboratório Vida Cascais local, assim como muitas outras iniciativas que estiveram reunidas na Escola Básica Rómulo de Carvalho. Todos os projetos apresentados são financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia.

“Hoje conseguimos perceber melhor como é que os projetos estão a ser implementados no território e qual o seu impacto na vida das pessoas. Estas abordagens têm um impacto mais significativo na mudança das comunidades, se os municípios trabalharem em conjunto”, afirmou a vereadora cascalense Carla Nunes Semedo, anfitriã na visita ao território de Cascais. “Este foi um dia produtivo, que nos vem trazer mais conhecimento para trabalharmos nesta área das comunidades desfavorecidas”, concluiu a vereadora.

Saiba mais sobre o PRR em Cascais aqui

Sobre o Programa “Comunidades em Ação”
A redução dos níveis de pobreza e da exclusão social nos territórios, a promoção do acesso alargado à habitação, à saúde e aos serviços públicos, a qualificação das competências sociais e económicas das populações mais frágeis, a melhoria dos mecanismos de integração, inclusão e de inovação social, e a ampliação das competências e resiliência das comunidades, são alguns dos objetivos comuns das operações que estão a ser desenvolvidas nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do programa “Comunidades em Ação – Operações Integradas Metropolitanas”.

O investimento em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa prevê uma atuação sobre os múltiplos fatores de exclusão que se potenciam mutuamente, e afetam de forma gravosa alguns territórios e comunidades desfavorecidas e em risco de exclusão social. Elaborado no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais e materializada em centenas de projetos.

Saiba mais aqui

CMC | DG | MC | SD | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0