Cidadania e participaçãoEm Cascais, temos trabalhado para a Cidadania Democrática e para a participação ativa dos cidadãos nas esferas cívica, política, social, económica, jurídica e cultural do concelho, acreditando que um território se constrói em cogestão, caminhando para o desenvolvimento de sentimentos de pertença e de criação de oportunidades, para a construção de projetos que garantam qualidade de vida.
Para potenciar a atuação da sociedade civil e dos atores locais dentro da área da cidadania temos como ações de participação cidadã, o associativismo, o orçamento participativo e o voluntariado.
Recursos de aprendizagem
EmpreendedorismoA Educação para o Empreendedorismo tem como principal objetivo preparar os jovens para o mundo do trabalho, incutindo nos mesmos uma atitude empreendedora, competência essencial que contribui para o desenvolvimento da Comunidade, assumindo-se como agente de mudança social.
É entendido que o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento de um conjunto de competências dos alunos e que o apoie na concretização de ideias para ações concretas.
Recursos de aprendizagem
História Local Preservar, valorizar e dar a conhecer o Património Cultural e a História de Cascais constitui-se como missão prioritária da Câmara Municipal de Cascais.
Numa perspetiva dinâmica e num processo de construção que se pretende partilhado, participado e permanentemente atualizável, a Câmara Municipal de Cascais, em conjunto com a comunidade educativa, tem vindo a preparar um conjunto de materiais de apoio ao estudo da História e Património de Cascais.
Recursos de aprendizagem
Expressões ArtísticasSegundo a UNESCO (2006), a arte no contexto da educação pode ser utilizada como forma de promover melhorias na aprendizagem e conduzir ao desenvolvimento de competências, valorizando-se essencialmente o processo artístico em vez da produção artística. Privar alunos destas experiências, é limitar as suas hipóteses de desenvolvimento, erradicando uma oportunidade de interacção onde eles possam “construir” o seu conhecimento e transformar o seu potencial. Assim, é muito importante o contacto sistematizado com o universo artístico e as suas diversas linguagens: artes visuais, teatro, dança, música e literatura, contribuindo para as competências descritas n’O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Recursos de aprendizagem
Bairro dos Museus