De que forma serviços e profissionais podem contribuir para promover a igualdade de género? A resposta será dada pelo IGUALÓMETRO, uma aplicação digital que será apresentada dia 26 de Outubro, às 9h30, no Centro Cultural de Cascais, onde a Câmara de Cascais vai também divulgar o trabalho que desenvolveu neste âmbito dentro da sua própria organização.
Criado no âmbito da Estratégia Municipal para a Igualdade de Género com a colaboração do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, o IGUALÓMETRO é um instrumento de avaliação, mas também de sensibilização porque constitui uma oportunidade de conhecimento da forma como se pode contribuir para a implementação das práticas da IG dentro das instituições, bem como no dia-a-dia de cada pessoa.
Cascais é, pelo segundo ano consecutivo, um dos municípios vencedores do prémio Viver em Igualdade (2016-2017), atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Este galardão distingue municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
Neste encontro no Centro Cultural - “A Igualdade Começa em Nós” - estará ainda em destaque o trabalho desenvolvido pelas organizações convidadas, tais como outros municípios, IPSS e empresas.
Durante o evento será também apresentado o espetáculo “Os Brincos à Ronaldo e outras histórias”. Com encenação de Alexandre Sampaio, esta peça baseada numa dramaturgia específica, sustentada com base em investigação de referência, acompanhada por especialistas em IG, propõe um discurso quotidiano, alegre, interativo e acessível. A peça irá gerar um debate entre alunos das escolas do concelho, moderado por Isabel Baptista do CESIS.
Organização: Câmara Municipal de Cascais