Está aqui
Tsunamis

Cascais é uma zona de grande suscetibilidade ao risco de Sismo e Tsunami por se localizar numa área de proximidade à zona de subducção Açores-Gibraltar. Esta área, geologicamente ativa, é propícia a sismos de grande magnitude e tsunamis. Sendo um município com cerca de 30 km de área costeira, enfrenta um risco acrescido de exposição a estes fenómenos naturais, agravado pela sua densidade populacional e pela presença de infraestruturas urbanas, turísticas e comerciais.
Esta vulnerabilidade justifica a implementação de medidas contínuas de mitigação e preparação para catástrofes naturais. Pelo que, Cascais, sendo um município que investe na promoção de uma cultura de segurança, implementou o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunamis, através da instalação de 6 sirenes e respetiva sinalética de evacuação, bem como a instalação de MUPIS focados na informação e sensibilização para o risco de tsunami e outros riscos naturais, quer com recursos próprios do Município, quer com o apoio da Área Metropolitana de Lisboa (AML) através do POSEUR.
O Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami é composto por seis sirenes, instaladas em pontos estratégicos da orla costeira, designadamente:
- Teatro Gil Vicente – Cascais;
- Praia do Monte Estoril;
- Praia da Azarujinha;
- Praia de S. Pedro;
- Praia da Parede;
- Praia de Carcavelos.
Foi igualmente implementada a sinalética que indica as Rotas de Evacuação e os Pontos seguros ao longo da orla costeira do município, entre Carcavelos e o Guincho, os quais foram identificados e definidos a partir de um estudo de perigosidade face ao risco de tsunami no Concelho de Cascais, elaborado pelo Instituto D. Luiz – Laboratório associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Prosseguindo a premissa de promover uma cultura de segurança e aumentar a capacitação de resposta a desastres graves, o Município de Cascais está integrado no programa Tsunami Ready (Tsunami Ready Recognition Programme), uma iniciativa internacional da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC) da UNESCO-IOC cujo objetivo é a mitigação do risco de tsunami e o fortalecimento da resiliência das comunidades costeiras face ao mesmo. Para o efeito, Cascais propôs-se a desenvolver entre fevereiro de 2025 e junho de 2026 um conjunto de iniciativas e de medidas que cumpram os 12 indicadores definidos pela UNESCO no âmbito da mitigação e preparação para o risco de tsunami, designadamente no que respeita à Avaliação, Preparação e Resposta.
Através da Divisão de Prevenção e Sensibilização, o Serviço Municipal de Proteção Civil dinamiza ações de sensibilização para a população do concelho, sobre o risco de sismo e tsunami com o objetivo de aumentar a perceção de risco da população e promover uma cultura de segurança através do conhecimento das medidas de autoproteção a adotar face a estes riscos naturais.
O que fazer em caso de Tsunami:
ANTES:
- Conheça os sinais naturais:
• Sismo de forte intensidade
• Aumento ou diminuição súbita do nível do mar
• Barulho estranho e/ou alto vindo do mar
- Elabore um plano de emergência familiar;
- Prepare um kit de emergência tendo em conta as necessidades do agregado familiar (saiba mais, aqui);
- Informe-se sobre as Rotas de Evacuação e Pontos de Encontro assinalados no concelho de Cascais.
DURANTE:
- Afaste-se da orla costeira e dirija-se para zonas altas ou para os locais assinalados pelas autoridades (pontos de encontro);
- Realize a evacuação a pé, evite utilizar o automóvel.
DEPOIS:
- Mantenha-se informado(a), através de um rádio a pilhas;
- Regresse à sua habitação apenas quando as autoridades indicarem que é seguro;
- Verifique se há danos nas linhas de gás, de esgoto e de abastecimento de água;
- Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros, poderão existir fugas de gás;
- Mantenha-se afastado(a) de locais com água estagnada e de edifícios danificados;
- Tenha em conta a ocorrência de possíveis réplicas;
- Mantenha-se em locais altos e afastados da zona costeira;
- Se estiver numa embarcação, afaste-se imediatamente para o largo, a uma distância da orla costeira de pelo menos 1.000 metros.
Através da plataforma GEOCASCAIS, é possível consultar o mapa de suscetibilidade ao risco de sismos e tsunamis (entre outros riscos naturais de proteção civil) no concelho de Cascais: https://geocascais.cascais.pt/
No Menu lateral, selecionar as opções: Município / Plano Diretor Municipal / Ordenamento / Suscetibilidade.
Pontos de encontro (no concelho de Cascais) em caso de Tsunami