O Horizonte 2020 é o maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) de sempre, através do qual se pretende conduzir a mais descobertas, avanços e lançamentos mundiais transferindo ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado.
O Horizonte 2020 tem o apoio político dos dirigentes europeus e dos membros do Parlamento Europeu, os quais determinaram que o investimento em investigação e inovação é crucial para o futuro da Europa e, assim, colocaram-no no centro da estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
O Horizonte 2020 contribui para este objetivo, conjugando a investigação e inovação, assente em três pilares:
Excelência científica
Reforço da posição da UE enquanto líder mundial na área da ciência, atraindo os cérebros mais brilhantes e ajudando os cientistas a trabalhar em estreita colaboração e a partilhar ideias em toda a Europa. Ajudará pessoas talentosas e empresas inovadoras a promover a competitividade europeia, criando postos de trabalho e contribuindo para um melhor nível de vida para bem de todos.
Liderança industrial
Para ser a melhor no que faz, é imperioso que a Europa invista em tecnologias promissoras e estratégicas, nomeadamente nas aplicadas na indústria de ponta e na microeletrónica. Mas o financiamento público, por si só, não basta: a UE precisa de incentivar as empresas a investirem mais em investigação e nas áreas chave em que podem trabalhar com o setor público para fomentar a inovação.
Desafios societais
A UE identificou sete desafios prioritários em que o investimento direcionado para a investigação e inovação pode produzir um impacto real em benefício dos cidadãos:
- Saúde, alterações demográficas e bem-estar;
- Segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentável, investigação marinha, marítima e de águas interiores, e bioeconomia;
- Energia segura, não poluente e eficiente;
- Transportes inteligentes, ecológicos e integrados;
- Ação climática, eficiência na utilização de recursos e matérias-primas;
- A Europa num mundo em mudança – sociedades inclusivas, inovadoras e reflexivas;
- Sociedades seguras – Proteger a liberdade e a segurança da Europa e dos seus cidadãos.
O que se pretende é garantir que a Europa produza ciência e tecnologia de craveira mundial, que sejam capazes de sustentar o crescimento económico.
No caso do Município de Cascais foi apresentada e aprovada a candidatura que apresentamos nesta página.