CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Habitar Cascais | Novos empreendimentos

Os projetos e obras dos novos empreendimentos de habitação pública municipal em curso distribuem-se por toda a área do Concelho e resultam de premissas programáticas distintas. 

As intervenções vão desde a edificação de edifícios multifamiliares de pequena escala, integrados em bairros de habitação pública existentes e colmatando vazios urbanos, como é o caso dos novos edifícios no Bairro Calouste Gulbenkian, a projetos de regeneração urbana envolvendo processos de profunda transformação do tecido urbano, como é o caso do Bairro Marechal Carmona.

Pela sua dimensão e complexidade do processo de realojamento, o projeto de reabilitação e regeneração urbanística do Bairro Marechal Carmona será implementado por fases, num investimento que ultrapassa os 100 milhões de euros. 

O empreendimento em estudo no bairro de Cabeço de Mouro, com projeto em desenvolvimento pelas equipas técnicas municipais, será outro exemplo de uma intervenção qualificadora do território, com uma forte aposta no desenho integrado do espaço público. 

Os projetos da Quinta da Belavista em Sassoeiros, já em construção, e do Polo Municipal da Adroana, correspondem a intervenções de dimensão intermédia em parcelas municipais enquadradas em alvarás de loteamento. Serão edifícios emblemáticos, quer pelo seu desenho, quer pela materialidade das soluções definidas.  

A intervenção de reabilitação do Mosteiro de Santa Maria do Mar, permitirá dotar o município de novas soluções habitacionais para públicos específicos, como é o caso dos estudantes e de profissionais deslocados.

Estes projetos irão aumentar o parque habitacional atribuindo-lhe um novo padrão de qualidade urbanística e arquitetónica no sentido de promover um futuro mais sustentável e inclusivo para todos os habitantes do município.

Num horizonte mais alargado prevê-se ainda a edificação de mais 4.000 fogos, com recurso a terrenos que o Município tem vindo a adquirir e a serem construídos nos próximos anos.

Estão ainda a ser estudadas novas soluções de habitação a custos acessíveis de iniciativa privada, como resultado da aplicação do Simplex Urbanístico, legislação em vigor desde março de 2024, e que veio simplificar o processo de reclassificação de solo rústico em solo urbano destinado a edifícios de habitação a custos controlados.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0