As alterações verificadas, nos últimos anos, na política educativa nacional, designadamente com a definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e o estabelecimento das Aprendizagens Essenciais, sustentam e tornam imperiosas, para muitos agentes educativos, a necessidade de introduzir mudanças significativas nas práticas pedagógicas.
Em termos consensuais surgiu a necessidade de criar uma estratégia de mudança na dinâmica de ação das escolas do território em torno de alguns pressupostos estratégicos educativos e pedagógicos.
A criação do Projeto Escola iNova 2025 tem como finalidade reunir e catalisar vontades das instituições e agentes educativos do município para a transformação educativa, criando um movimento credível, sustentável e duradouro de renovação das práticas pedagógicas, por forma a assegurar uma Educação de Qualidade para Todos.
A abordagem e a vontade da Câmara consiste em apoiar a constituição de um movimento em rede, das escolas comprometidas com este Projeto, para a promoção do diálogo pedagógico a partir da prática pedagógica, em respeito pela autonomia, liberdade e identidade de cada estabelecimento de ensino.
A metodologia do Projeto Escola iNova 2025 consiste na realização de sessões de partilha e de diálogo entre as escolas, baseadas em temáticas apoiadas nos referenciais pedagógicos da atualidade, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais, em articulação com os 7 Princípios da Aprendizagem para o século XXI (OCDE).
Decálogo de Compromissos da Escola iNova 20@25
Apresentação Projeto Escola iNova 2025
Carta de Compromisso
Vídeo