ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS (AICE)
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é um movimento criado em novembro de 1990 com o propósito de estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os “Princípios da carta das Cidades Educadoras”.
A Carta das Cidades Educadoras constitui-se como um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais. Conheça aqui a Carta das Cidades Educadoras.
Atualmente a AICE conta com 476 cidades associadas, em 37 países.
Em Portugal pertencem à AICE 70 cidades, que se constituíram em 2005 na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.
Ano de Adesão: 1997
Saiba mais sobre a Associação AQUI
EUROPEAN FORUM FOR URBAN SECURITY (EFUS)
É uma rede de 250 autoridades locais europeias dedicadas à prevenção da criminalidade. Foi fundada em 1987, e é a mais antiga organização não-governamental a trabalhar no campo da segurança urbana e prevenção da criminalidade.
A sua rede visa reforçar a implementação de políticas que reduzam a criminalidade e promover o papel das autoridades locais a nível nacional e internacional. É liderado por um Comité Executivo composto por representantes de 33 autoridades, do qual Cascais faz parte.
Para o EFUS importa melhorar a sensibilização sobre a necessidade de uma prevenção da criminalidade baseada em resultados comprovados; analisar as políticas de prevenção da criminalidade locaL de acordo com os seus alvos e eficácia; encontrar requisitos para ferramentas metodológicas adequadas à situação nas cidades; implementar técnicas, que proporcionem uma abordagem sistemática da prevenção da criminalidade; iniciar parcerias entre a ciência e as autoridades locais.
Ano de Adesão: 2000
Saiba mais sobre a Associação AQUI
UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA (UCCLA)
A UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de junho de 1985.
Assinaram o ato de fundação, as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.
Uma verdadeira associação de cidades capitais, representantes de povos e nações livres, a UCCLA tem sido palco de uma frutuosa e intensa ação de intercâmbio e cooperação, assumindo a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações.
As suas ações, no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infraestruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação empresarial e autárquica, e institucional, têm-se vindo a desenvolver ao longo dos 33 anos no conjunto das suas cidades-membro e, de forma muito positiva, têm contribuído para fomentar o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus municípios membro.
Ano de Adesão: 2012
Saiba mais sobre a Associação AQUI
REDE PORTUGUESA DAS CIDADES INTERCULTURAIS (RPCI)
A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais tem como objetivo promover o desenvolvimento e implementação de políticas de integração de imigrantes, gestão da diversidade e diálogo intercultural, promovendo o intercâmbio de melhores práticas entre as cidades associadas em estreita ligação com a Rede Europeia de Cidades Interculturais.
Criada em 2012, inclui atualmente doze cidades associadas: Albufeira, Amadora, Beja, Braga, Cascais, Coimbra, Lisboa, Loures, Portimão, Santa Maria da Feira, Setúbal e Viseu.
Saiba mais sobre a Associação AQUI
Ano de Adesão: 2012
REDE INTERMUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO (RICD)
A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), formalmente criada a 15 de março de 2013, é constituída por 21 municípios portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
São membros constitutivos da Rede os seguintes municípios: Alfândega da Fé, Amadora, Cascais, Estarreja, Faro, Fundão, Grândola, Loures, Maia, Marinha Grande, Matosinhos, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Ourém, Palmela, Seixal, Setúbal, Torres Vedras e Vila Nova de Poiares.
Saiba mais sobre a Associação AQUI
Ano de Adesão: 2014
CASA DA AMÉRICA LATINA (CAL)
Criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos, a Casa da América Latina é uma associação sem fins lucrativos e de direito privado, constituída pelo Município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas Embaixadas dos países latino-americanos e por um conjunto de empresas.
A sua ação desenvolve-se em quatro áreas que se articulam em dois eixos fundamentais: Cultura e Conhecimento, com atividades em várias áreas culturais e artísticas e no campo das ideias e do conhecimento; Economia e Política, com atividades no campo empresarial de promoção e desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre Portugal e os países latino-americanos, bem como no campo político-diplomático, enquanto entidade vocacionada para a cooperação institucional. A Câmara Municipal de Cascais encontra-se aqui representada como Vice-Presidente.
Ano de Adesão:2018
Saiba mais sobre a Associação AQUI