Está aqui
Sabe a diferença entre praias e zonas balneares?
Mas o que são águas balneares?
Entende-se como águas balneares todas as águas interiores, correntes e paradas, águas de transição (estuarinas) e águas costeiras que:
• Sejam autorizadas para uso de banhos pelas entidades competentes e ativamente promovidas a nível local, regional, nacional ou internacionalmente (ou que se pretenda que o venham a ser de futuro) e/ou;
• Não sendo áreas proibidas, sejam regularmente utilizadas para banhos por um número considerável de banhistas locais e/ou visitantes.
E o que define zonas balneares?
As zonas balneares são os locais definidos/assinalados em águas balneares onde, em média, durante a época balnear, se encontra a maioria dos banhistas.
Onde são definidas as águas balneares costeiras?
São identificadas anualmente, por portaria que fixa as respetivas épocas balneares, bem como a identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores.
Quais são as praias que correspondem a águas balneares costeiras do concelho?
Avencas, Carcavelos, Parede, São Pedro do Estoril, Azarujinha, Poça; Tamariz, Moitas, Duquesa, Conceição, Rainha, Crismina, Guincho e Abano (esta última com uso suspenso por inexistência de areal na praia, a que acresce a presença de pedra solta, situação que associada à agitação marítima e à dinâmica da marés representa potencial risco para a segurança de pessoas e bens).
Que praias do concelho não correspondem a águas balneares?
As praias da Bafureira, Pescadores e Santa Marta. Ainda assim, dado tratar-se de praias que continuam a ser utilizadas para banhos, e mesmo não estando classificadas como balneares, a Câmara Municipal de Cascais garante a realização de análises semanais, as quais são divulgadas no site da APA – Agência Portuguesa para o Ambiente, e em edital afixado à entrada do areal.