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Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado do Estoril

Designação do projeto | Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado do Estoril
Código do projeto | Lisboa-08-2316-FEDER-000023
Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Região de intervenção | Estoril, União das Freguesias de Cascais e Estoril
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 12-09-2017
Data de início | 01-07-2016 
Data de conclusão | 31-12-2020
Custo total elegível | 316.952,73 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 158.476,37 €
Estado atualEncerrado
 
Resumo:
A Operação “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado do Estoril” está contratualizada no PEDU/PARU (Ação 2.2.2.), integrada na medida 2.2 do PEDU, cujo objetivo estratégico é o “Incremento e qualificação dos espaços públicos urbanos”.
 
A intervenção localiza-se na União de Freguesias de Cascais e Estoril, incide sobre um conjunto de eixos viários do centro histórico /tradicional do Monte Estoril e integrados na Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Estoril, designadamente a Rua Vale, a Avenida São Pedro, a Avenida Estrangeiros e a Rua Conde Moser. A área de intervenção compreende uma superfície de 5.191 m2 e visa a adoção de medidas de beneficiação das condições de mobilidade pedonal e da reorganização do trânsito viário e do estacionamento, de forma a valorizar o ambiente urbano e contribuir para o aumento das dinâmicas e da capacidade de atração de atividades neste local.
 
As vias a intervencionar estão integradas numa malha urbana consolidada, multifuncional, integrando edifícios residenciais (moradias e prédios) de diferentes épocas de construção e volumetrias, assim como diversos estabelecimentos de comércio e serviços de proximidade.
 
Possuem um perfil estreito, com sentido único de circulação, com algumas bolsas de estacionamento e com estacionamento informal na via junto ao edificado (motivado pelo número limitado de lugares de estacionamento). Acresce o facto de as vias serem mistas partilhadas ou com passeios de dimensões ínfimas, o que gera conflitos entre a circulação viária e a pedonal.
 
Desta forma, a intervenção configura uma intervenção urbanística de requalificação e redesenho do espaço público, compatibilizando a circulação rodoviária e pedonal, beneficiando as condições de mobilidade e de usufruto deste local pela população e requalificando a rede pluvial (infraestruturas urbanas).
 

Cascais Digital

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