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Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Trajouce

Designação do projeto | Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Trajouce
Código do projeto | Lisboa-08-2316-FEDER-000028
Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Região de intervenção | Trajouce, Freguesia de São Domingos de Rana
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 12-09-2017
Data de início | 24-03-2017
Data de conclusão | 13-07-2021
Custo total elegível | 108.125,78 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 66.134,16 €
Estado atual Encerrado

Resumo:

A Operação “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Trajouce” do PEDU/PARU (Ação 2.2.6.), integrou a medida 2.2 do PEDU, cujo objetivo estratégico foi o “Incremento e qualificação dos espaços públicos urbanos”.

Esta Operação permitiu intervir sobre um espaço central do núcleo urbano de Trajouce, Freguesia de São Domingos de Rana, onde a função residencial é predominante, embora a oferta de comércio e serviços de proximidade esteja igualmente presente, gerando fluxos intensos, rodoviários e pedonais, no local. A área de intervenção compreendeu uma área de 1.942 m2, englobando o Largo da Ribeira e os troços confluentes, a norte e a sul, da Rua dos Russos.

De forma a inverter as debilidades apresentadas pelo espaço público, a Operação permitiu redesenhá-lo, procurando compatibilizar a circulação rodoviária e pedonal, privilegiando esta última e adotando princípios de mobilidade inclusiva e acessibilidade universal. De um modo geral, foi executado o nivelamento de praticamente toda a área de intervenção, centrada no Largo da Ribeira e estendendo-se à Rua dos Russos. Foi ainda promovido o reordenamento do estacionamento, assim como o alargamento e continuidade de passeios, estimulando a mobilidade suave, através da garantia de percursos contínuos, seguros e mais desafogados.

Manteve-se a segregação da via, formalizando-se o estacionamento com recurso a variações na textura dos materiais utilizados os quais surgem, na sua expressão conjunta, como um espaço contínuo e uniforme sem se “perderem”, no entanto, as funções específicas que se desenvolvem ao longo da via.

 

Cascais Digital

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