Designação do projeto | Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de S. Domingos de Rana
Código do projeto | Lisboa-08-2316-FEDER-000021
Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
Região de intervenção | São Domingos de Rana, Freguesia de São Domingos de Rana
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 12-09-2017
Data de início | 01-07-2016
Data de conclusão | 31-12-2020
Custo total elegível | 109.479,04 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 54.739,52 €
Estado atual | Encerrado
Resumo:
A Operação “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de S. Domingos de Rana” está contratualizada no PEDU/PARU (Ação 2.2.12.), integrada na medida 2.2 do PEDU, cujo objetivo estratégico é o “Incremento e qualificação dos espaços públicos urbanos”.
A intervenção tem como principal objetivo a reabilitação do espaço público, no núcleo histórico / tradicional de São Domingos de Rana. A área de intervenção localiza-se na zona leste do concelho de Cascais, na freguesia homónima, junto aos limites com a União de Freguesias de Carcavelos e Parede. A área de intervenção da Operação compreende uma superfície de 1.373 m2 e incide sobre o Largo Infante D. Henrique, um espaço público situado na envolvente da Igreja Paroquial de São Domingos de Rana, e nos arranques contíguos da Rua das Flores e da Rua Vasco da Gama. O Largo encontra-se junto à N249-4 e ao nó de acesso à A5, conferindo ao mesmo uma localização estratégica. Junto à Igreja de São Domingos de Rana está localizado o Centro Social e Paroquial de São Domingos de Rana, equipamento que juntamente com a Igreja conferem uma centralidade e visibilidade acrescida à área de intervenção.
As vias a requalificar são vias mistas segregadas, possuindo passeios em calçada, embora descontínuos e em alguns pontos com largura insuficiente. Apresentam ainda diversas barreiras e obstáculos à circulação pedonal. Acrescem constrangimentos relacionados com estacionamento abusivo, que ocupa os passeios e dificulta a circulação pedonal e o acesso aos estabelecimentos comerciais e às habitações.
A presente Operação irá redesenhar o espaço público, procurando compatibilizar o espaço rodoviário e o espaço pedonal, assumindo uma solução que privilegia este último e que tem em conta princípios de mobilidade e acessibilidade universal. De um modo geral, será promovida a substituição do tapete betuminoso, por calçada, sendo este nivelado com os passeios, assim como o alargamento dos mesmos em algumas das áreas, promovendo a estadia e o encontro da população e estimulando a mobilidade suave, através da garantia de percursos contínuos, seguros e mais desafogados, o incremento da presença de elementos verdes e a melhoria das infraestruturas urbanas, oferecendo uma resposta à necessidade premente de melhoria do ambiente urbano.