Está aqui
Rosária Maria Silva
Há 9 anos quando entrou para o curso superior de Relações Públicas e Publicidade já estava a trabalhar na Divisão Social da autarquia como administrativa no Projeto “Cascais Sobre Rodas”, mas esta não foi a sua primeira experiência profissional. Trabalhou nos antigos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Cascais, tendo aqui passado por vários setores. Primeiro pela tesouraria, depois pelo secretariado de administração e por último pelo Gabinete de Imagem e Comunicação.
Apesar de ter optado por começar a trabalhar logo após ter concluído o ensino secundário nunca teve a menor dúvida de que se tivesse seguido para a universidade tinha escolhido um curso na área da comunicação. Essa interrupção foi apenas uma pausa na sua vida de estudante porque o sonho de estudar comunicação, tal como afirma, “ sempre existiu e estava apenas à espera da altura certa”. Depois da reestruturação dos Serviços Municipalizados, Rosária pede transferência para a CMC e é superior.
Sobre esta oportunidade que a autarquia lhe proporcionou diz que foi “uma magnífica prenda de Natal porque a publicação saiu em Diário da Republica a 23 de Dezembro de 2008”. Um novo rumo volta a marcar o seu percurso profissional na autarquia. Entre 2009 e 2012 é-lhe lançado o desafio de abraçar o Projeto de Design Social “TOMA LÁ”. Um projeto que surgiu de uma vontade de qualificar os recursos e produtos produzidos pelos públicos vulneráveis de instituições do concelho de Cascais. A originalidade do projeto causou grande impacto na opinião pública e a comunicação social deu-lhe grande destaque. “Foi muito gratificante”, conta. Rosária diz que a sua carreira profissional tem sido sempre pautada por ciclos muito positivos. “Sou uma pessoa que quer viver muito, e intensamente”. E o final de 2013 trouxe-lhe mais um desafio irrecusável. É a responsável pela divulgação dos projetos do Departamento. Agora tem a possibilidade de “dar voz aos programas e projetos do DHS. “Espero corresponder às expetativas”.
Rosária tem outros interesses para além da profissão, a sua “segunda vida depois da Câmara”. Interessa-se muito por assuntos de cultura. É autora do blogue “Armazém de Ideias Ilimitada http://armazemdeideiasilimitada.blogspot.pt/), onde expressa a sua opinião sobre teatro, artes plásticas, literatura, etc. Os amigos escrevem crónicas no seu blogue e Rosária gosta de dar voz a talentos no seu espaço virtual. Adora escrever. Um interesse que já vem de há muito. É autora do conto “A outra margem do rio”, publicado na coletânea “Contos de agora e de outrora”, com a chancela da Chiado Editora. A obra foi coordenada por uma antiga professora universitária que muito admira e da qual se tornou amiga. Tem muitos amigos artistas plásticos e gosta de os ajudar na organização das exposições.
Rosária Silva nasceu em 1970 em Lisboa, mas na certidão de nascimento está registada como tendo nascido em Cascais. Quando fala sobre as origens percebemos que é mesmo de Cascais, do lugar onde o seu coração bate há mais de quatro décadas. As brincadeiras de infância foram passadas no Bairro Marechal Carmona onde moravam os avós. Desse tempo recorda também os vários anos em que praticou ginástica desportiva no Fontainhas. Esta foi uma experiência decisiva para que ainda hoje continue a dar importância à prática desportiva. Já não pratica a mesma modalidade mas encontrou um novo desporto que adora: Atletismo. E no que ao desporto diz respeito, a próxima edição dos 20 Km de Cascais que a aguarde!
C - Boletim Municipal | 20 de fevereiro de 2013