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José Roncon

“Ser voluntário é aquilo que nós todos devíamos ser um bocadinho”

Cascais acaba de ser reconhecida como a primeira Capital Portuguesa de Voluntariado (ver aqui), título que irá usar durante todo o ano de 2024. Uma distinção carregada de responsabilidade, num município onde ao logo do ano, cerca de 18.000 pessoas dão de si para ajudar os outros em diversas áreas. É um orgulho exibir o título, mas um orgulho ainda maior, saber que podemos contar com tantas pessoas, no papel de voluntários e voluntárias, mas também na gestão de múltiplas entidades sem fins lucrativos que, no terreno, ajudam a colmatar necessidades, proporcionando maior qualidade de vida e tornando a nossa comunidade mais coesa e inclusiva. É o caso de José Roncon que assumiu o papel de Tutor do Bairro em 2019, primeiro na Quinta da Marinha, depois em Aldeia de Juso e Birre. É um dos tutores voluntários mais participativos deste programa municipal, através do qual já submeteu centenas de pedidos de intervenção. Com um forte interesse por questões de sustentabilidade ambiental e alterações climáticas, este bombeiro, empresário “médico dos edifícios”, é um amante da natureza que adora percorrer de bicicleta.

O que o leva a ser voluntário?
Ser voluntário é aquilo que nós todos devíamos ser um bocadinho. Todos temos uma opinião, só que a maioria das pessoas tem dificuldade em passar a barreira e usar a sua opinião de uma forma positiva.

Como é o seu trabalho no programa Tutor do Bairro?
O que nós fazemos nos tutores, é aproveitar a oportunidade que este projeto nos deu de sermos ouvidos de uma forma eficaz. Irmos através de um canal e sermos valorizados por isso. Este programa valoriza aqueles que reclamam, porque conseguem usar as suas ideias e sugestões para resolver várias situações que necessitam de intervenção e reparação. É uma forma construtiva de reclamar.

Que impacto tem tido este programa nos cidadãos cascalenses?
No fundo estão-nos a dar um pouco de poder para ajudar a resolver certas situações: “Estava ali um buraco no passeio e passado três dias já está resolvido, afinal até mando um bocadinho!”. Quando falam comigo sobre questões relacionadas com a necessidade de intervenção, eu digo sempre que existem três canais para reportar isso: telefone, email, e através da aplicação FixCascais. Este último, é o canal que se tem revelado mais rápido e eficaz.

José Roncon deixou-lhe uma pontinha de curiosidade? Há muitos projetos em Cascais e a Câmara Municipal, no seu portal, dinamiza e partilha a informação. Todos podem fazer a diferença! Saiba mais AQUI

Cascais Digital

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