Está aqui
Maria Leão Rodolpho
A família aprendeu a apreciar o bacalhau, o vinho e o queijo português, que agora também fazem parte da sua mesa de Natal. Mas na sua casa do Estoril, a consoada é obrigatoriamente composta por peru assado, acompanhado com arroz, batatas, saladas e a tipicamente brasileira “Farofa”, preparada com farinha de mandioca, azeitonas pretas, bacon, ovos, enchidos.
Maria explica que a gastronomia brasileira na sua região recebeu a influência de várias culturas e daí, incluírem na sua mesa o panetone italiano, as rabanadas, os frutos secos e até as castanhas portuguesas. Dadas as influências históricas entre Portugal e o Brasil, não encontra grandes diferenças nas tradições natalícias entre os dois países. As mais evidentes são, obviamente, as da Mãe Natureza: “é muito aconchegante celebrar o Natal ao calor de uma lareira”.
Por outro lado, conta que nesta época, torna-se mais doloroso estar longe da família. “Sentimos muito a falta dos parentes e amigos que permaneceram no Brasil. As novas amizades em Portugal trazem conforto e alegria, mas o “aperto” no coração permanece, e neste sentido, para cada um de nós, brasileiros, o Natal, transforma-se numa mistura de alegria e nostalgia”. “Que a reflexão sobre o nascimento, de Jesus Cristo possa proporcionar um Feliz Natal a todos.”
"C" Nº 49 - 18 de dezembro de 2014