Está aqui
Margarete Mourão
Falamos da analista de marketing, mulher cosmopolita que, há cinco anos, durante a sua primeira gravidez, conheceu a enfermeira Cristina Flores que a ajudou, a Margarete e ao marido, a ultrapassar uma fase particularmente difícil da gravidez do casal. Ligadas emocionalmente desde então, avançaram para um projeto de apoio à maternidade e parentalidade: o Clube Barrigas XXL. Com sede em Cascais, este centro, mais que o auxílio às mães e pais, é neste espaço que se tentam anular as ansiedades e medos ligados à gravidez, ao parto e à chegada de um novo membro às famílias. Também há cursos de pré e pós parto e, em cima de tudo isso, um projeto de responsabilidade social que faz toda a diferença.
É no bairro de Matos-Cheirinhos que Margarete presta apoio a mães adolescentes, num trabalho que tem tanto de árduo como de gratificante. Pelas barrigas XXL já passaram cerca de 70 casais e cerca de 20 jovens mães carenciadas. E ao lado de Margarete está sempre a enérgica e indispensável Cristina – “um anjo da guarda” para tantas famílias e para a própria. Margarete é daquele tipo de mulheres radiantes, feliz consigo e com a vida. Daquele tipo de pessoas para quem o amor é incondicional, ultrapassa a fronteira do lar e espalha-se por aqueles que mais necessitam. Ativa, solidária, divertida, diz-se uma mulher realizada, leal mas por vezes impaciente e teimosa.
A coordenadora do Clube sonha um dia poder viver “do e para o projeto” que, devido à conjuntura atual, a tem levado a levantar várias possibilidades quanto ao futuro. Margarete deseja que ele nunca acabe e por isso o apoio das entidades torna-se essencial, para que o centro viva e para que possamos todos continuar a partilhar a felicidade de dezenas de mães que foram inspiradas pelo Clube e pela mão de Margarete. E, no fim do dia, que a comunidade continue a ser tocada por esta mulher de sorriso contagiante, tamanho XXL.