CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

mais pessoas

Alexandre Rippol
Alexandre Rippol “Há um fator mágico que nos impele ...
Margarida Bessa
Margarida Bessa “Uma boa ação por dia nem sabe o ...
José Roncon
José Roncon “Ser voluntário é aquilo que nós ...

Está aqui

Adriana Jurczyk Duarte

Uma forma diferente de encurtar distâncias entre culturas | A Moonluza é uma empresa de organização de eventos e projetos interculturais sedeada em Cascais que combina cultura, turismo e educação. Não é uma agência de viagens no sentido tradicional, desenvolve programas personalizados para grupos, como seminários, conferências e roteiros temáticos. Criada com o apoio da DNA Cascais, por Adriana Jurczyk Duarte, a Moonluza, constitui o resultado do projeto de vida que a faz sentir-se completamente integrada em Portugal e ligada à Polónia, onde nasceu há 37 anos.

Formada em línguas e literaturas, Adriana tem muita facilidade em aprender línguas, fala fluentemente o português. É casada com um português e vive em Portugal há 13 anos. “Quando decidimos viver num país estrangeiro é como se tivéssemos que criar uma nova identidade”, afirma. Em Portugal trabalhou numa agência de viagens e mais tarde na Embaixada da Polónia. Numa primeira fase, esta experiência profissional foi suficiente para que se sentisse mais próxima da sua cultura, mas quando nasceu a sua filha, as raízes polacas “falaram mais alto”. E para encurtar distâncias Adriana decidiu escrever um livro com base numa estória que ouvia o seu avô contar. Nesse conto, incluiu um cavaleiro português. Sobre essa forma criativa de encurtar distâncias entre culturas, conta: “Foi muito terapêutica”. A Moonluza nasce assim de um sonho da sua fundadora, que criou a empresa como um sítio onde se interligam culturas e onde se promove o encontro do turismo com a arte, educação e história que explora marcas e histórias estrangeiras em Portugal e que leva histórias portuguesas para o estrangeiro. Uma das suas principais iniciativas, o Seminário Internacional sobre Contoterapia e Storytelling, excedeu as expetativas. Com edição prevista para 2017, em cooperação com o Centro de Hans Christian Andersen na Dinamarca, a Moonluza vai apresentar um novo evento em Portugal: um Seminário dedicado ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, mas com o foco na sua passagem por Portugal.

O projeto de lançamento da Moonluza teve lugar em 2014 no Hotel Palácio do Estoril, com um Encontro Internacional de Dança Escocesa que foi um sucesso e no qual participaram muitos portugueses e estrangeiros.

"C" 72 - Julho de 2016

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0