Está aqui
Todas as soluções para o acesso à habitação pública
Para fazer frente à carência habitacional, o Município de Cascais está a reforçar a oferta de habitação pública e a regenerar o parque habitacional do concelho. A exposição “Habitar Cascais - Estratégia Local de Habitação” vai, ao longo dos próximos meses, contar a história do passado, presente e futuro da habitação no município, desde os antigos bairros piscatórios até às atuais políticas de habitação social, passando pelo Programa Especial de Realojamento (PER) e mostrando o futuro que já começa a tomar forma.
E como é que se está a concretizar esta estratégia?
No campo da habitação, o Município de Cascais tem desenvolvido uma série de projetos que visam melhorar as condições de vida dos munícipes, especialmente os residentes em zonas mais vulneráveis. A requalificação urbanística da zona sul do Bairro da Cruz Vermelha é um exemplo claro deste esforço. Esta intervenção irá modernizar infraestruturas, como arruamentos, zonas pedonais e espaços públicos, criando uma área mais segura e confortável para os moradores. Além disso, a criação do Alojamento Estudantil a custos acessíveis no Mosteiro de Santa Maria do Mar reflete a preocupação com os estudantes e a necessidade de oferecer soluções habitacionais acessíveis, especialmente num município como Cascais, onde o custo da habitação tem vindo a aumentar significativamente. O Município submeteu no âmbito do PRR, candidaturas num valor que ascende a cerca de 150 milhões de Euros, estando já aprovados cerca de 70 milhões.
Mais de 3600 casas
Cascais está a investir 357 milhões de euros até 2028 para melhorar o acesso à habitação, através da construção de 3.600 novos fogos e da reabilitação de bairros municipais. Este plano ambicioso beneficia tanto famílias vulneráveis como agregados de rendimentos médios, reforçando o compromisso do Município com a inclusão social e o direito à habitação condigna.
Mais de 112 milhões de euros em projetos financiados
À data encontram-se em curso, com financiamento aprovado, 124 projetos comparticipados, que abrangem diversas áreas como Educação, Saúde, Habitação e Urbanismo, Cultura, Desporto, Lazer, Desenvolvimento Económico, Meio Ambiente, Ação Social, Modernização e Estruturas, Proteção Civil e Polícia Municipal. Estes projetos, comparticipados pela Câmara Municipal de Cascais, representam um investimento total de 112 134 746,48 de euros, sendo o valor do financiamento aprovado de 87,7 por cento, ou seja, 98 322 459,27 euros. Os restantes 13,3 por cento provêm do orçamento municipal, e representam cerca de 13 milhões de euros.
Arrendamento acessível para jovens e classe média
Ao todo, nesta altura, estão em construção três novos edifícios para mitigar as necessidades de habitação a custos acessíveis, com uma oferta de 78 fogos de várias tipologias na freguesia de S. Domingos de Rana, a mais populosa do concelho.
Na Conceição da Abóboda, e com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2025, os oito fogos de um novo edifício situado na Praça David Mourão Ferreira, serão distribuídos por quatro pisos, divididos entre tipologias T2 e T3. Será, igualmente, construída uma cave e criados mais lugares de estacionamento. Em Sassoeiros, um novo edifício, que se prevê estar concluído no quarto trimestre de 2025, vem oferecer um total de 52 fogos divididos por três pisos, contemplando as tipologias entre T1 e T4. Contará, igualmente, com uma cave e mais lugares de estacionamento. Já na Rua Ivone Silva, e com conclusão prevista para o quarto trimestre de 2025, outro novo edifício vem reforçar a oferta de habitação em 18 fogos de tipologias entre T1 e T3, num total de três pisos. A construção inclui lugares de estacionamento em cave.
Saiba mais sobre a Exposição Habitar Cascais AQUI