Está aqui
Seminário internacional “A ousadia da antecipação do futuro"
“A ousadia da antecipação do futuro: caminhos, desafios e oportunidades para a cooperação entre os países falantes de língua portuguesa na agenda da água, clima, paz, soluções baseadas na natureza e desenvolvimento sustentável” é o Encontro Internacional que decorre dia 24 de janeiro, a partir das 9h00, Centro Cultural de Cascais.
Fomentar sinergias entre os países de língua portuguesa e, em particular, entre organizações do setor público, privado, terceiro setor e organismos internacionais, visando avanços concretos nas agendas da água, clima, florestas e desenvolvimento sustentável. Este é o grande objetivo de um seminário internacional que decorre dia 24 de janeiro, a partir das 09h00, no Centro Cultural de Cascais.
Tendo como tema “A ousadia da antecipação do futuro: caminhos, desafios e oportunidades para a cooperação entre os países falantes de língua portuguesa na agenda da água, clima, paz, soluções baseadas na natureza e desenvolvimento sustentável”, este encontro é promovido pela autarquia em parceria com o Instituto Espinhaço.
Tendo ainda como objetivo promover o encontro de ideias e práticas para o desenvolvimento sustentável, visando contribuir para a pacificação das relações entre as pessoas e a natureza, apoiando as agendas da cultura de paz, pessoas e biodiversidade nos países falantes de língua portuguesa, este encontro visa formalizar a cooperação internacional entre Cascais com o Instituto Espinhaço, estabelecendo um modelo inovador de gestão integrada do território e de soluções baseadas na natureza para apoiar a resiliência frente às alterações climáticas.
A ideia é lançar as diretrizes para um programa de trabalho conjunto entre as organizações participantes, orientando a viabilização de iniciativas nos países falantes de Língua Portuguesa, com objetivos relacionados com a segurança hídrica, resiliência climática, soluções baseadas na natureza, finanças verdes e desenvolvimento sustentável.
Cofundado por Mário Soares, ex-Presidente da República e ex-Primeiro-Ministro de Portugal, este encontro será uma ocasião para assinalar o centenário do seu nascimento, homenageando o seu compromisso com causas sociais e ambientais, incluindo a defesa do direito universal à água potável.
O evento contará com os filhos do cofundador do Instituto Espinhaço, Isabel e João Soares, de António Domingos Abreu, representante da UNESCO, representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP, entre outros.
Instituto Espinhaço:
O Instituto Espinhaço é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, que visa trabalhar de forma ativa e permanente em favor da sociedade, contribuindo com ações que promovam o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, a educação ambiental, o fortalecimento de capacidades e a promoção de novas práticas para o desenvolvimento sustentável no meio rural e nas cidades, com foco em resultados objetivos, práticos e palpáveis para a sociedade.