Está aqui
Semana do Ambiente | 11 a 21 de março | Atividades abertas à participação da população e inauguração de novos espaços dedicados à Natureza
• Inauguração do Borboletário do Parque Urbano Quinta de Rana, às 11h00.
• Inauguração do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina, às 14h00.
• Reabertura do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, com novos conteúdos e funcionalidades e com a exposição temática "Cascais da Terra ao Mar".
Espaço singular em todo o concelho, o Borboletário foi criado pela Câmara Municipal de Cascais com o objetivo de divulgar a vida das borboletas, que ali estarão em liberdade, permitindo aos visitantes estar em contacto direto com as espécies mais emblemáticas da região e com as que encontramos frequentemente em todo o país. O Borboletário é constituído por um jardim com espécies da nossa flora e por um laboratório aberto ao público, cuja função é a criação dos ovos, lagartas e crisálidas.
O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina é um espaço que dará a conhecer a fauna e flora únicas associadas ao sistema dunar Guincho-Cresmina, servindo também de ponto de partida para um percurso interpretativo que levará os visitantes a conhecerem, através de um sistema de passadiços sobre-elevados, os valores naturais inerentes a estes ecossistemas.
Patente no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, a exposição temática “Cascais da Terra ao Mar” reúne um conjunto de painéis informativos sobre as características biofísicas da costa cascalense: marés, geomorfologia, costas rochosas, habitats subaquáticos, ZIBA - Zona de Interesse Biofísico das Avencas, ribeiras costeiras e pesca sustentável.
A participação em algumas das atividades da Semana do Ambiente 2013 requer inscrição prévia, nesta página, nomeadamente as ações de plantação abertas às escolas, de 11 a 15 de março; as plantações abertas à população, a 16 de março; a atividade de controlo e erradicação de espécies invasoras, a 17 de março; o Roteiro das Árvores de Cascais, a 20 de março; e os workshops sobre compostagem e plantas aromáticas, a 16 de março, e sobre borboletas, a 21 de março.
Programa
11 a 15 de março - 9h às 17h - Plantação de árvores com escolas - Malveira da Serra*.
12 e 14 de março - Roteiro das Árvores de Cascais com escolas - Jardim Visconde da Luz
13 de março - 9h30 às 11h30 - Plantação de árvores com escolas - Pinhal do Junqueiro.
15 de março - 17h30 - Entrega do troféu Eco-Natal 2012 - EB1/JI Rómulo de Carvalho, S. Domingos de Rana.
16 de março - 10h às 12h - Plantação de árvores para a população - Malveira da Serra*.
Workshop sobre compostagem - 14h às 17h - Horta de formação do Bairro de S. João (Carcavelos)*.
Workshop sobre plantas aromáticas com Fernanda Botelho - 10h às 12h - Percurso pedestre para identificação das várias espécies existentes (comestíveis, medicinais) na Quinta do Pisão*.
17 de março - 10h às 12h30 - Controlo e erradicação de espécies invasoras exóticas da orla costeira - Miradouro do Farol Raso*.
18 de março - 10h às 16h - Plantação de arbustos e passeio interpretativo - Quinta do Pisão de Cima – Participação dos Jovens Ativos da Câmara Municipal de Cascais.
19 de março - 9h às 13h - Plantação de árvores - Malveira da Serra - Participação dos colaboradores da Câmara Municipal de Cascais.
20 de março - 10h às 12h - Roteiro das Árvores de Cascais - Jardim Visconde da Luz *.
10h às 16h – Esclarecimento à população sobre eficiência energética "Caça Watts" - Jardim Visconde da Luz.
11h - Plantação de árvore com a Academia Sénior da Cruz Vermelha - Parque Urbano da Ribeira dos Mochos.
20 a 21 de março – 10h às 17h – plantação de Árvores com empresas*
21 de março - 10h às 11h - Workshop "Conheça as borboletas” - Borboletário do Parque Urbano Quinta de Rana *.
11h - Inauguração do Borboletário - Parque Urbano Quinta de Rana.
14h - Inauguração do Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina.
17h - Reabertura do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, com novos conteúdos temáticos e funcionalidades, onde se destaca a exposição “Cascais da Terra ao Mar” alusiva à orla costeira e zona intertidal - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal.
* Participação mediante inscrição.