A City Points Cascais, app inovadora desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a empresa InnoWave Technologies, encontra-se na lista restrita de projetos nomeados para a distinção da WSA - World Summit Awards.
O City Points Cascais foi um dos 7 projetos vencedores do WSA ao nível nacional, eleito por um júri liderado pelo professor Roberto Carneiro, e encontra-se na lista restrita de projetos nomeados para a distinção internacional à qual concorreram 400 projetos de 178 países.
Com anúncio da decisão final previsto para a primeira semana de novembro, em Berlim, o projeto de Cascais é o único projeto português candidato ao World Summit Award na categoria Government & Citizen Engagement (Governação e Cidadania).
Desenvolvida para smartphones está disponível em versão Android e IOS e visa “promover as boas práticas dos cidadãos ativos”, refere Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Na prática, a City Points Cascais reconhece e recompensa ações em várias áreas, como por exemplo:
- Ambiente - Reciclagem, participação em eventos de sustentabilidade, participação em ações de valorização ambiental
- Mobilidade sustentável – Uso de redes partilhadas, nomeadamente de transportes públicos e bicicletas
- Responsabilidade social – Voluntariado, contributos para o bem-estar animal, consumo solidário, participação em ações de responsabilidade social ou de promoção da saúde
- Cidadania – Participação no Orçamento Participativo, responsabilidade por uma associação local, utilização de ferramentas municipais participativas, utilização de equipamentos promotores da identidade local