Cascais volta a marcar presença nos lugares cimeiros do ranking nacional “Portugal City Brand Ranking” que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses. Um resultado que para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal, é “motivo de orgulho”, mas também de “responsabilidade”.
Revelados hoje, os resultados do “Portugal City Brand Ranking”, que analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, colocam Cascais no terceiro lugar dos preferidos para viver a nível nacional, atrás de Lisboa e Porto, e na posição n.º quatro no que diz respeito ao melhor concelho para realizar negócios (atrás de Lisboa, Porto e Braga) e para visitar, onde Lisboa Porto e Funchal ocupam os três primeiros lugares.
Dados que, para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, refletem todo um esforço de Cascais numa estratégia a longo prazo para “aumentar a qualidade de vida dos nossos munícipes, a atratividade para os investidores que geram riqueza e postos de trabalho e também para todos os que nos visitam e que cada vez são mais”, acrescenta Carlos Carreiras.
Em análise estiveram ao longo de todo o ano dados estatísticos a nível económico (crescimento empresarial, por exemplo), turísticos (ocupação hoteleira, entre outros) e sociais (crescimento da população, poder de compra e outros), resultados de pesquisas online sobre município em causa em várias áreas (alojamento, património, emprego, voluntariado, etc) e ainda o desempenho online através dos sites e redes sociais de cada município.
A par com Lisboa, Porto e Cascais ocupam o pódio 2017 do ranking nas categorias: "Negócios", "Visitar" e "Viver".
O ranking resulta do estudo da consultora Bloom Consulting, que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca de cada concelho.