Está aqui
Requalificação do Campo do Grupo Desportivo da Malveira da Serra
A inauguração de mais uma obra que resultou de uma candidatura ao Orçamento participativo decorreu, no dia 30 de novembro, na Malveira da Serra. “Hoje é um dia de festa, é um dia do culminar de mais um sonho realizado!”, afirmou João Alves, proponente do projeto do Orçamento Participativo (OP) de 2021, e presidente do Grupo Desportivo da Malveira da Serra, durante a visita à Requalificação do Campo da Malveira da Serra. Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, inaugurou o relvado, com um penalti direto, e congratulou os envolvidos e responsáveis pela candidatura ao OP. “É com satisfação que vejo mais uma obra concretizada do orçamento participativo. O Orçamento Participativo tem tido um sucesso enorme, já são cerca de 60 milhões de euros que foram investidos, por decisão dos munícipes”, ressalvou o autarca, acrescentando que "nada melhor do que ser o povo também a decidir aonde é que quer os seus investimentos". Uma democracia, disse Carlos Carreiras, "participativa, e a democracia participativa tem também normalmente associado a democracia colaborativa, que é quando um conjunto de cidadãos se juntam, se organizam e acabam por exercer o poder. Isto é verdade no campo desportivo, no campo social, no campo ambiental e em muitas outras áreas e, por isso mesmo, é com satisfação que vejo mais uma obra concretizada do orçamento participativo".
A manhã foi de festa, tendo contado com a atuação da banda da Malveira da Serra e até um bolo para celebrar a conquista. "Era uma obra já muito ansiada pelo Grupo Desportivo da Malveira, a substituição do sintético que estava cá antes, já era de 2008, e havia a necessidade de substituir o sintético e a aquisição de novas balizas", explicou João Alves, o proponente do projeto e presidente do grupo desportivo da Malveira da Serra. E o sonho transformou-se em realidade, graças ao Orçamento Participativo: "Todos os pequenos passos que nós conseguimos conquistar para o grupo desportivo e, neste caso, a inauguração deste magnífico relvado sintético, que era uma lacuna que nós tínhamos, o nosso relvado já estava desgastado e já estava com algum problema na drenagem, sim, é um sonho tornado realidade, porque hoje é a inauguração de uma nova infra estrutura, que ficamos com mais alguns anos com qualidade para a prática do desporto, aqui no nosso campo".
Também presente, esteve José Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, e reforçou a imporatância do OP para o concelho. "Estamos aqui para inaugurar mais uma obra do Orçamento Participativo. É uma obra, de facto, que era necessári para o grupo e que foi obtida através desta ferramenta excelente que o município de Cascais tem, que é o Orçamento Participativo, que é a possibilidade das pessoas poderem decidir o que fazer com uma determinada parte do orçamento da Câmara Municipal de Cascais".
Na visita, estiveram também presentes, Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, e os vereadores Frederico Pinho de Almeida, Francisco Kreye, e José D`Almeida.
CMC | TL | LB | RP