Está aqui
“Qualidade Excelente” para águas das 15 praias balneares de Cascais | Resultados das campanhas de monitorização já estão disponíveis
Durante a época balnear em Cascais são efetuadas duas campanhas de monitorização das águas balneares. Uma é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente e realiza-se uma vez por mês. A segunda é efetuada semanalmente e realiza-se ao abrigo do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Cascais e a SANEST - Saneamento da Costa do Estoril, S.A.
Os resultados globais, agora publicados no Relatório da Qualidade da Água Balnear das Praias de Cascais, demonstram que todas as praias balneares do concelho foram avaliadas como de “excelente qualidade”. Apenas a praia da Duquesa apresentou um resultado ligeiramente diferente na análise da SANEST, obtendo a classificação “qualidade boa”.
“Estes resultados são fruto de diversas medidas que a Câmara Municipal de Cascais tem desenvolvido nos últimos anos”, explica o presidente da autarquia, Carlos Carreiras, citando, a título de exemplo, o enfoque dado aos sistemas de saneamento: “Quando identificamos situações anómalas, são logo tomadas medidas de correção, que podem ir de simples operações de desobstrução de coletores das águas residuais a ações mais complexas, envolvendo obras de remodelação das redes de saneamento”.
O autarca acrescenta ainda que este cuidado com as praias assenta na estratégia global da Câmara Municipal em “preservar ao máximo o nosso património natural, cujo mar e as praias são dois dos principais atores. Não podemos esquecer que Cascais é o primeiro concelho do país em número de praias balneares urbanas, 15 no total, sendo esta uma importante fonte de riqueza natural e económica do nosso município”.